SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O deputado federal Alexandre Leite (União Brasil) possui porte de arma e, por praticar tiro esportivo, também tem registro de CAC (colecionador, atirador e caçador), de acordo com seu assessor de imprensa.
Leite matou um assaltante no último sábado (16) durante uma tentativa de roubo no cruzamento da marginal Pinheiros com a avenida Interlagos, na zona sul de São Paulo. Ele é filho de Milton Leite (União Brasil), vereador e presidente da Câmara Municipal de São Paulo.
A reportagem pediu uma entrevista ao deputado federal, mas o assessor disse que Leite não quer mais falar sobre o assunto. Ele estava no carro, acompanhado da mulher, quando houve a tentativa de roubo.
Questionado, o assessor não soube dizer desde quando Leite possui o porte de arma, e explicou que a autorização foi concedida pela Polícia Federal com base no Estatuto do Desarmamento. O parlamentar alegou “efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física”.
O deputado, que está em seu quarto mandato consecutivo, é integrante da Frente Parlamentar da Segurança Pública, conhecida como bancada da bala, na Câmara dos Deputados. Ele foi relator de um projeto de lei que propõe reduzir a idade mínima para porte de 25 para 21 anos, entre outras flexibilizações em relação ao uso de armas no país.
Redação / Folhapress