Uma personal trainer piracicabana morreu engasgada em um churrasco no último sábado, 16, em Águas de São Pedro. Haline Fernanda Menegatti de Oliveira, tinha 42 anos e segundo amigos, teria se engasgado com um pedaçõ de carne.
Ela foi socorrida por quem estava no evento e encaminhada ao Pronto-socorro, mas já chegou na unidade de saúde, sem vida. O sepultamento foi no último domingo, 17, no Cemitério Parque da Ressurreição em Piracicaba.
Nas redes sociais, amigos fizeram homenagens à personal. “Estudiosa, profissional competente, filha presente, irmã parceira, mulher apaixonada, amiga e que deixará muitas saudades”; disse uma amiga.
Orientações em caso de engasgo
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante ato de engolir.
É considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
Manobra de Heimlich
A enfermeira e gestora de enfermagem do Samu, Ana Carolina Sichiroli, destaca a importância da manobra Heimlich, utilizada para desengasgar uma pessoa em caso de emergência.
A Manobra pode ser usada em adultos e crianças maiores de um ano de idade. Para executar o método é preciso abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicionar uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra pressionar a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa.
O movimento deve ser feito até que a pessoa desobstrua as vias. Em casos de criança a partir de um ano, o procedimento é o mesmo, contudo, você deve se ajoelhar para ficar do mesmo tamanho que a criança.
Manobra em bebês
No caso de bebês, outra manobra deve ser usada. Ao constatar que o bebê está engasgado, você deve, com a mão não-dominante (a que você não escreve), fazer uma forma de “V” ao redor da boca da criança. E com a mão dominante fazer pressões no espaço intercostal.
Informações : Ministério da saúde