Por dentro da máquina

Heródoto Barbeiro
Heródoto Barbeirohttps://herodoto.com.br/
Heródoto foi o primeiro transmídia da TV brasileira. Jornalista, também é historiador, advogado e professor universitário da Universidade de São Paulo. Possui mais de 50 livros publicados, alguns deles utilizados como referência básica no curso de jornalismo. Já foi âncora de grandes jornais televisivos e apresentou o Roda Viva, da TV Cultura,. Atualmente é apresentador do Jornal Nova Brasil.
Trabalhadores em manifestação contra PL 4.330. Foto: Fabiano Ibidi/ SMABC.

Bom, cada um de nós optou ou foi obrigado a participar de um sindicato, seja porque queria ou não. Os sindicatos no Brasil foram inspirados na Itália do Mussolini e foram trazidos de lá para cá. O tema, vou usar uma palavra forte, foi inspirado no fascismo.

Depois mudou. Mas a origem da estrutura sindical e da legislação sindical é da Itália de Mussolini. Quem estabeleceu foi o Estado, a máquina. Ela queria ter o controle do sindicato, por isso estabeleceu a chamada unicidade sindical lá atrás, por volta de 1942, nem era nascido ainda.

A unicidade sindical significa que em uma determinada região, só pode existir um sindicato para uma categoria específica. Não pode haver dois sindicatos competindo na mesma área, apenas um. Na categoria dos marceneiros, só pode existir um sindicato naquela área.

No caso dos jornalistas, apenas um sindicato é permitido. Isso foi uma ideia de Vargas na época e Vargas era de direita, era uma maneira de controlar o movimento sindical, temendo as forças da esquerda. Portanto, a unicidade sindical se perpetuou até hoje. Por que não mudou? Não sei.

Será que os atuais líderes sindicais não gostariam de ter a opção de escolher entre vários sindicatos na mesma área, filiando-se àquele que melhor representa suas ideias e defende seus direitos?

Atualmente, isso não é permitido devido à unicidade sindical. Estou apenas informando você sobre essa característica da máquina para que você possa refletir sobre se valeria a pena ou não ter mais de uma opção de sindicato na mesma área. Sua opinião é o que importa aqui, não a minha. O que você acha sobre a presença de um ou vários sindicatos na mesma área coberta?

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS