O verão começa oficialmente nesta sexta-feira (22). E na cidade de Santos, é esperado que mais de 2,8 milhões de turistas visitem a cidade até o final do da época mais quente do ano. Trata-se de um aumento de 7% em relação à 2022/2023 (2,6 milhões), temporada que já foi a melhor desde 2016.
Diversos números do turismo em todo o Brasil confirmam a tendência de crescimento. A atividade acumulou faturamento de mais de R$ 121 bilhões entre janeiro e agosto deste ano, cerca de R$ 12 bilhões a mais do que no mesmo período de 2022. O crescimento total previsto é de 11,5% para este ano, conforme o Ministério do Turismo, com base em dados de uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP).
Para a Fecomercio/SP, isso se deve ao maior investimento dos brasileiros em viagens, o que tende a manter o setor aquecido nos próximos meses, principalmente neste fim do ano. O retorno pós-pandemia do mercado de turismo corporativo, com feiras e eventos, também alavanca os números.
Conforme a Embratur, o número de estrangeiros que vieram ao Brasil até outubro foi de 4,78 milhões, salto de 74% em relação a 2022. No ano, a expectativa é de que chegue próximo aos 6 milhões.