Durante a Operação Direção Segura Integrada, realizada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em Birigui (SP) na última sexta-feira (15), foram registradas 41 recusas ao teste do bafômetro. A ação, que contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, tem como objetivo reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com a direção.
No total, foram abordados 920 veículos na rua Antenor Clarindo. Não foi informado se algum motorista foi flagrado conduzindo veículo sob efeito de álcool. Recusar o teste do bafômetro é considerado infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a multa é aplicada em dobro, além da cassação da CNH.
No Estado de São Paulo, foram realizadas 13 operações no último final de semana, somando 7.459 veículos abordados. Birigui representou 17% do total de autuações por recusa ao teste do bafômetro, totalizando 234 motoristas autuados por essa infração.