Estudo do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), aponta que, em média, 25% dos consumidores de Ribeirão Preto e região irão às compras de Natal na última hora. O percentual está acima da média nacional que é de 11%, segundo dados da CNDL/SPC Brasil/Offerwise.
De acordo com Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, o planejamento de fim de ano dos consumidores mudou após a Black Friday chegar ao Brasil. “Em grande maioria, as compras passaram a ser diluídas entre o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, em novembro, o que coincide com a Black Friday, e as compras de última hora, em dezembro, que coincidem com a segunda parcela do décimo terceiro. Muitos antecipam alguns presentes de fim de ano, na BF, e depois complementam as compras mais perto do Natal. É quando o movimento se intensifica nas lojas”, analisa, e, também, esclarece por que a correria para as compras de última hora costuma ser maior em Ribeirão Preto, “É porque somos uma capital regional de consumo. Isso faz com que grande parte da renda gerada nas cidades do entorno seja investida aqui, impulsionando o Comércio de Ribeirão especificamente”, diz.
Expectativa mantida
Nesse último levantamento do CPV, em dezembro, ficou mantida a expectativa do Comércio de Ribeirão Preto para um crescimento médio entre 7% e 10%, nas vendas de Natal. A projeção de ticket médio também foi mantida entre R$ 200 e R$ 250, dependendo do produto.
“Apesar de levemente positiva, a performance de vendas do Varejo, ao longo de 2023, vem abaixo do percebido no ano passado. Somando essa tendência ao resultado fraco da Black Friday, tudo indica que o Natal desse ano não será tão promissor quanto se pensava. Havia uma expectativa de que o consumidor tivesse segurado as compras durante o ano para poder investir um pouco mais agora. Até o momento, isso não está se confirmando considerando, também, os altos índices de endividamento e inadimplência dos brasileiros. Ribeirão Preto ainda tem o agravante dos impactos negativos das obras de mobilidade no centro e em outros corredores comerciais da cidade”, completa Galli.
Horário especial
O SINCOVARP e a CDL também alertam para o horário especial de funcionamento do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, nesses últimos dias antes do Natal (conforme Convenção Coletiva de Trabalho):
Comércio Tradicional de Rua
– Dias 21, 22 e 23/12, das 9h às 22h.
– Dia 24 (véspera de Natal), das 9h às 18h.
– Dia 25 (Natal), fechado.
Shopping Centers
– Dias 21, 22 e 23/12, das 10h às 23h.
– Dia 24 (véspera de Natal), das 10h às 18h.
– Dia 25 (Natal), fechado.