Durante a operação Natal, realizada pela Polícia Militar Rodoviária nas estradas estaduais de Araçatuba (SP), 10 condutores foram autuados por dirigirem após ingerir bebida alcoólica. A fiscalização ocorreu das 0h de sexta-feira (22) até as 23h59 de segunda-feira (25).
Segundo o balanço divulgado nesta terça-feira (26), outros 31 motoristas foram autuados por recusarem o teste do bafômetro, resultando em multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência em 12 meses, a pena é dobrada, totalizando R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.
O teste do bafômetro apontando índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido configura o crime de embriaguez ao volante, sujeito a multa, suspensão da CNH e pena de 6 meses a 3 anos de prisão em caso de condenação.
Outra infração com alta incidência foi a falta do uso de cinto de segurança, resultando em 146 autuações, seguida por 555 infrações por excesso de velocidade flagradas pelo radar portátil. Além disso, 31 motoristas foram autuados por realizar ultrapassagem em local proibido.
Durante o feriado, foram registrados 12 acidentes nas estradas de Araçatuba, cinco deles com vítimas, sendo nove com ferimentos leves. O único acidente fatal ocorreu na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Penápolis, na madrugada de domingo (24), resultando na morte da professora Ana Beatriz Neves Martinez, de 26 anos, moradora no bairro Concórdia 2, em Araçatuba, que era passageira de um Fiat Doblô com placas da cidade. O veículo capotou, deixando outras duas pessoas feridas.