Com o início do verão, uma das cidades mais procuradas pelos turistas é Praia Grande, que deve receber milhares de turistas para aproveitar momentos de lazer e diversão com a família e amigos. As praias estão entre os principais atrativos e já estão lotadas, fazendo com que surja uma preocupação: crianças perdidas. Para evitar o problema, o ideal é identificar os pequenos com pulseirinhas que são distribuídas gratuitamente pelos Guarda-Vidas e pela Guarda Costeira, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM). Aí, é só curtir!
O comandante do Posto de Bombeiros Marítimos de Praia Grande, primeiro-tenente Pereira, as ocorrências com ciranças perdidas nas praias são muito comuns em todo litoral paulista. “A principal recomendação é para que os pais e responsáveis nunca tirem os olhos das crianças. Eles devem estar atentos o tempo todo tanto para evitar que os pequenos se percam como também os afogamentos. E as pulseiras com a identificação ajudam muito”.
Outra orientação importante dos guarda-vidas é na hora de preencher a pulseira, colocando no campo “telefone de contato” um número que realmente seja possível encontrar os pais ou
responsáveis, pois é muito comum as pessoas colocarem um telefone fixo, da cidade de origem ou até mesmo do local onde estão hospedados, sem que haja alguém para atender.
O tenente observou que as pulseiras podem ser retiradas em todos os postos de guarda-vidas localizados ao longo do calçadão da praia e também com os próprios guarda-vidas nos cadeirões localizados na beira da água.
Um outro ponto onde elas podem ser retiradas é o posto da Guarda Costeira, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), localizado na faixa de areia do Canto do Forte, próximo à Praça Duque de Caxias. O inspetor Delfo Monsalvo observa que as equipes em patrulhamento pela praia estão sempre atentas. “Orientamos as pessoas que estão com crianças e sempre pedimos que as identifiquem. É uma medida simples, mas que ajuda muito e evita que a família passe por momentos tensos”.
O telefone da GCM, o 153, também está à disposição para que as pessoas entrem em contato em uma situação de crianças perdidas nas praias, uma vez que muitas equipes da corporação realizam patrulhamento também pela orla.
Cuidados – Já que o assunto é praia, vale lembrar alguns outros cuidados importantes:
• Quando chegar à praia procure orientação de um guarda-vidas para saber qual o local mais seguro para o banho de mar;
• Não abuse do álcool, ele faz você perder a noção do perigo;
• Comer demais e entrar na água é perigoso, você corre o risco de ter uma congestão;
• Não avance além da linha do umbigo. Lembre-se: “Água no Umbigo Sinal de Perigo”;
• Não confie em bóias, pranchinhas e objetos flutuantes. Eles transmitem uma falsa impressão de segurança;
• Evite entrada brusca no mar após longa exposição ao sol. Há o risco de choque térmico e desmaio;
• Evite exposição excessiva ao sol, pois há o risco de insolação;
• Se encontrar alguma pessoa em dificuldades no mar, não tente salvá-la. Avise ao guarda-vidas mais próximo. Ele saberá como agir;
• Afaste-se das praias em caso de temporal ou raios;
• Evite banhos marítimos noturnos. Nesse período dificilmente você conseguirá ajuda