30 caixas de fogos de artifício e bombas são apreendidas em Campinas

Gabriela Lamas (sob supervisão)
Gabriela Lamas (sob supervisão)
Estudante de jornalismo na Universidade PUC-Campinas.
Imagem: Guarda Municipal

30 caixas de explosivos, como fogos de artifício e bombas, foram apreendidos pela Guarda Municipal de Campinas em um intervalo de 4 dias. 10 de fogos de artifício e 20 de bombas. Além das apreensões, a GM foi acionada 26 vezes por conta dos barulhos.

As reclamações por conta dos barulhos de fogos foram nos dias 30, 31 de dezembro 2023 e 01 de janeiro de 2024. Nos bairros Jardim Nilópolis, Vila Industrial, Jardim Campo Belo, Chácara da Barra, Jardim São Pedro de Viracopos, Loteamento Alphaville, Jardim San Diego, Cidade Satélite Irís, Jardim Estoril, Vila Miguel Vicente Cury, Vila Santa Isabel, Parque Jambeiro, Jardim Santana, Jardim do Trevo, Chácara da Barra, Jardim Chapadão, Jardim Eulina e Chácaras Belvedere, Jardim Campos Elíseos e Jardim Estoril.

Apesar das reclamações não houve registro de incêndio pelas queimas de fogos. Foi registrado duzentas e vinte nove chamadas em relação à perturbação do sossego como músicas e barulhos altos.

Proibição

A Prefeitura de Campinas proibiu a queima de fogos de artifício que emitam sons e a comercialização na cidade.

A medida visa diminuir os ruídos que são provocados pelos rojões e que também podem provocar ferimentos graves se o uso for inadequado como surdez e queimaduras.

Em Campinas, a soltura de rojões com estampido é proibida desde 2017 em áreas públicas e privadas.

Desde 2022, a multa para quem for flagrado está fixada entre 100 e 500 Unidades Fiscais do Município (UFCs), ou seja, pode variar entre R$ 448 e R$ 2.240.

Veja mais sobre a proibição de soltar fogos com barulho em Campinas.

*Supervisão Ettore Melato

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS