RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Santos supera meta nacional de vacinação contra o HPV entre crianças e adolescentes

Crédito: Carlos Nogueira

Em caráter inédito, Santos conseguiu atingir e superar a meta da cobertura vacinal contra o HPV, chegando a 98,35% do público formado por meninas e meninos de nove a 14 anos. O ideal apontado pelo Ministério da Saúde é de 95% da população dessa faixa de idade.  

A marca foi alcançada em 2023, a partir de ações da Secretaria de Saúde para ampliar o acesso ao imunizante e levar mais informação sobre a importância desta proteção aos jovens e seus familiares.

Desde 2014 a vacina contra o HPV é disponibilizada pelo SUS para as meninas (nove a 14 anos), desde 2017 aos meninos (11 a 14) e ainda ampliada em 2021 para os meninos a partir de 9 anos.

Além da abertura das policlínicas aos sábados e a busca dos munícipes com vacina em atraso, a campanha de vacinação nas escolas foi um ponto importante, pois atuou de forma conjunta com os programas Santos Jovem Doutor e Saúde nas Escolas – que durante todo o ano esclareceram sobre a importância da vacina contra o HPV – um imunizante que por anos foi cercado de preconceitos e fake news.

“Foi disseminada uma informação totalmente equivocada nos últimos anos de que vacinar contra o HPV estimularia o início da vida sexual. Não há qualquer relação. É uma vacina como qualquer outra, que previne contra quatro subtipos do HPV, inclusive os que provocam câncer de colo de útero e de pênis. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção”, explica o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, que também é ginecologista.

Outros pontos importantes para a melhor cobertura vacinal foi a visita dos técnicos da Vigilância Epidemiológica às salas de vacina das policlínicas, bem como oficinas e capacitações voltadas às atividades de vacinação de alta qualidade, em que são adotadas estratégias de vacinação considerando as características de cada local.

Onde Vacinar

A vacina contra o HPV está disponível em todas as policlínicas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados, das 9h30 às 15h, em unidades selecionadas, divulgadas às sextas-feiras nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Santos.

O imunizante é destinado a meninas e meninos de 9 a 14 anos. Somente após a aplicação das duas doses da vacina, que devem ocorrer no intervalo de seis meses, é que ficam protegidos das verrugas genitais e vários tipos de câncer que o vírus causa.

HPV

HPVs (papilomavírus humano) são vírus que infectam as pessoas por meio do contato direto com a pele ou mucosas, não necessariamente apenas por relação sexual, podendo ser transmitido também da mãe para o filho no momento do parto. Existem mais de 150 tipos de HPV, alguns causadores de câncer na vagina, vulva, colo de útero, ânus, pênis, boca e garganta.

Outras coberturas vacinais

Considerando todas as vacinas de rotina, a média da cobertura vacinal em Santos foi de 80%, abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Para 2024, a SMS aprimorará as estratégias adotadas em 2023, inclusive com parcerias.

“Neste ano, tivemos duas parcerias com o Santos Futebol Clube, que nos cedeu espaço para a imunização por duas oportunidades, além do apoio do Rotary Clube Boqueirão de Santos e da Fundação Abrinq. Unimos forças em prol da vacinação e esperamos neste novo ano ampliar ainda mais a cobertura vacinal na Cidade”, afirma Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS