SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A partir do dia 25 deste mês, aposentadorias, pensões e demais benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) serão pagos com o reajuste anual. Quem recebe um salário mínimo terá o aumento acima da inflação, conforme a política de valorização do salário mínimo.
Recebem primeiro os beneficiários de renda previdenciária de até um salário mínimo, em 2024 de R$ 1.412. Depois, são pagos os benefícios maiores, acima do mínimo até o teto previdenciário.
Os depósitos são feitos conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.
No calendário de 2024 ainda constam os pagamentos de dezembro de 2023, que são pagos no mês seguinte. Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos referentes a dezembro de 2023 serão feitos até segunda-feira, 8 de janeiro. Já o pagamento referente ao mês de janeiro vai de 25 de janeiro até 7 de fevereiro, quando recebem os segurados com final de benefício terminado em 0.
Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 2 de janeiro, para os que têm cartão final 1 e 6. O pagamento de janeiro será creditado em 1º de fevereiro.
No total, mais de 39 milhões de benefícios serão pagos pelo Instituto, sendo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários. Os números fazem parte da folha de pagamento de novembro. Ainda conforme o levantamento do INSS, o número de pessoas que recebe até um salário mínimo é de 26.168.062. Os que ganham acima do piso nacional somam 12.868.803 pessoas.
Os segurados podem consultar os valores no site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.
Caso não tenha acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Será preciso informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Os valores são depositados na conta do beneficiário, seja ela aberta na hora da aposentadoria ou alguma conta-corrente ou poupança que o segurado tenha indicado.
O cidadão que tem conta-benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência. Neste modelo, não é possível usar a função débito.
Quem recebe por conta-corrente pode fazer as movimentações bancárias habituais, como pagar contas com o cartão ou por Pix, fazer transferências e demais negociações, assim como quem tem conta-poupança.
CONSULTE SEU EXTRATO DE PAGAMENTO
Pela internet, é possível conferir se está tudo correto com os valores do benefício do INSS ou com a data, além de checar em qual banco ocorrerá o pagamento do benefício
Acesse o Meu INSS com o login e a senha
Clique na opção “Extrato de Pagamento”
Clique no mês desejado
Se desejar imprimir, clique em “Baixar PDF”
Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa também é possível usar os serviços de home banking acessando a opção:
“Previdência Social”, para o Banco do Brasil
“Extrato Previdenciário”, na Caixa
CONFIRA EXTRATO DE EMPRÉSTIMO
O segurado pode consultar mensalmente o Meu INSS para saber se há empréstimos que geram desconto no benefício.
Acesse o Meu INSS com o login;
Clique na opção “Extrato de empréstimo”;
Se recebe mais de um benefício previdenciário, consulte um por vez;
A tela vai mostrar as informações do benefício e a margem consignável;
Se preferir imprimir, clique em “Baixar PDF”.
PEÇA O PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO
Quem não recebeu o pagamento de algum benefício pode solicitar ao INSS os valores não recebidos.
Acesse o site do Meu INSS;
Faça login no sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado;
O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação;
Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”.
ANA PAULA BRANCO / Folhapress