As obras de requalificação da avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, foram totalmente retomadas nesta segunda-feira, 8, com intervenções no viário, de maior impacto e utilização de maquinário.
Serão realizados trabalhos de recape no lado esquerdo da via, no trecho entre a Senador Saraiva e a José Paulino, com interdição parcial. Não haverá necessidade de bloqueio total nesse momento.
Na sequência, o recape será realizado no trecho entre a José Paulino e a Francisco Glicério, nos dois lados da via, de forma intercalada.
Ao longo desta semana, desde o último dia 3, foram retomados os trabalhos de acabamento em trechos das calçadas, sem a presença de maquinário. Os passeios seguiram livres para circulação dos pedestres. Essa etapa da obra foi mantida durante o mês de dezembro e prossegue.
As obras que impactam a via foram suspensas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no dia 15 de dezembro para minimizar os impactos ao comércio durante as compras natalinas. A suspensão atendeu a um pedido da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).
As obras foram iniciadas em janeiro do ano passado (2023). O prazo de conclusão está mantido em 12 meses.
Etapa final
Ao longo do mês de janeiro, a avenida Expedicionários receberá reconfiguração geométrica e requalificação das calçadas. E o trecho entre a rua Lidgerwood e a avenida Andrade Neves terá requalificação asfáltica, das calçadas e da iluminação pública, no mesmo padrão adotado no restante da via.
Também haverá a finalização da instalação dos abrigos na aproximação da rua Álvares Machado. E no trecho posterior à Senador Saraiva, implantação de ciclofaixa, sinalização horizontal (solo) e vertical (placas) e de balizadores de tráfego.
A etapa final também contempla trabalhos de paisagismo e implantação de mobiliário urbano (floreiras), bem como mais câmeras de monitoramento.
José Paulino: mapeamento das redes será retomado nesta segunda
Já a requalificação da rua José Paulino segue na fase inicial. O retorno dos trabalhos foi reprogramado para essa segunda-feira, 8. Nesta etapa preliminar, a empresa contratada realiza vistorias técnicas para finalização do projeto geométrico, que inclui mapeamento das redes subterrâneas existentes (água e esgoto). Não haverá interdições viárias, nem impactos na circulação.
Ao final dessa etapa, a Emdec receberá e aprovará o projeto. Na sequência, será definida a data de início das obras no viário. Em dezembro, a empresa contratada concluiu o levantamento topográfico e a sondagem de solo.
A requalificação da rua José Paulino prevê acesso seguro e confortável para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. A iniciativa integra o projeto de Rua Completa, que está inserido dentro do Programa Revivacidade e das estratégias de planejamento para o município; e está alinhada com as diretrizes para o “Polo Estratégico de Desenvolvimento – Área Central”.