SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou nesta terça-feira (9) Gabriel Attal como primeiro-ministro.
Gabriel Attal será o mais jovem premiê francês e o primeiro a ser abertamente gay. Com 34 anos, ele era ministro da Educação e um dos membros mais populares do governo Macron, segundo pesquisas de opinião.
Sua antecessora, Élisabeth Borne, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (8), depois de superar quase trinta moções de censura na Assembleia Nacional, o equivalente ao Congresso francês.
Attal vai assumir a chefia de governo em ano de Olimpíada em Paris e eleições legislativas. Nas últimas sondagens, o partido do governo aparecia atrás do Reunião Nacional, de Marine Le Pen, candidata de extrema-direita derrotada pelo atual presidente em 2022.
Sem maioria absoluta no Parlamento, segundo mandato de Macron, até o momento, é marcado por alta tensão política, como a reforma da Previdência imposta por decreto no ano passado e os protestos violentos que se seguiram.
Redação / Folhapress