O motoboy Caique Benedito de Souza de 28 anos se acidentou na tarde de sábado, 6, na Av. John Boyd Dunlop em Campinas. Segundo registro do boletim de ocorrência, o homem trabalhava com entregas por aplicativo e ao sair da Rua Heitor Lacerda Guedes, para acessar a avenida acabou se enroscando em fios de telefonia que estavam soltos.
A fiação se enroscou na motocicleta e causou um grave acidente. Caique está com machucados pelo corpo e fortes dores. A moto que ele trabalha é financiada, e devido aos hematomas não consegue trabalhar.
A equipe da Thathi Record percorreu vários pontos da cidade e encontrou inúmeras vias com fios soltos. Em nota, a Prefeitura informou que existe uma lei que permite fiscalizar e multar concessionárias e empresas que deixam os fios e cabos soltos. A Secretaria de Serviços Públicos é a responsável por fiscalizar e aplicar a multa, tanto na concessionária de energia – que disponibiliza os postes às demais empresas -, quanto nas operadoras.
A multa é de 100 UFICs à concessionária de energia por notificação que deixar de fazer, e 150 UFICs à empresa que utilizar o poste e, após notificada, não realizar a manutenção dos fios. O atual valor da UFIC é R$ 4,66. A população que verificar fios soltos nos postes também pode avisar à Prefeitura pelo telefone 156. As regras podem ser consultadas na Lei Complementar 310, de 13 de outubro de 2021, e no Decreto que regulamenta esta lei, de 11 de janeiro de 2022.
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OUTRO LADO
Entramos em contato com a VIVO que informou que que a fiação da Avenida John Boyd Dunlop não pertence a operadora. Uma equipe técnica será enviada aos outros locais mencionados pela reportagem para averiguação da rede.
Em nota a CLARO informou que os fios de telefonia não pertencem a operadora. E esclareceu que a empresa “tem rotina de manutenção preventiva em 100% da rede semestralmente, realiza diariamente as manutenções corretivas necessárias e pronto atendimento das notificações oriundas da companhia elétrica e instituições públicas.”
A TIM informou que enviará uma equipe ao local para averiguar se os cabos em questão pertencem à companhia. Caso seja, fará o reparo necessário.
Entramos em contato também com a CPFL Paulista esclareceu que os cabos nos locais mencionados são de telecomunicação e não pertencem a distribuidora. No entanto, equipes serão enviadas ao local indicado para realizar a correção, eliminando o risco. A companhia também notificará as empresas ocupantes envolvidas para que verifiquem seus cabos no trecho.
A empresa orienta a população para que, sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, entre em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).
Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações que trazem risco à população e à rede elétrica, faz a correção em caráter emergencial, eliminando prontamente o risco.