RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Descubra os segredos por trás de uma friturinha bem-feita

Que tal preparar um petisco bem saboroso, crocante e sequinho? Temos algumas recomendações da marca de óleos Vitaliv.

Dica 1: Escolha da farinha para empanar

Quatro dos principais ingredientes para empanar são: farinha de trigo, farinha de rosca, fubá e farinha panko. Mas, como saber quando utilizar cada um deles?

Farinha de Trigo:

É uma boa base para empanar os alimentos, que podem receber outra farinha posteriormente para ficar mais crocante. Exemplo: farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. Quando a farinha de trigo for utilizada sozinha, opte por empanar sem ovo, passando a carne (ou peixe) no tempero, com limão e sal, ou até mesmo no leite. Assim, a farinha formará uma camada mais fina ao grudar no alimento, embora não fique tão crocante quanto em outros processos.

Farinha de Rosca:

A farinha de rosca funciona bem sozinha e muito bem associada a outras farinhas. Como falamos anteriormente, você pode utilizar a farinha de trigo como base, passar no ovo, e finalizar com a farinha de rosca. Ou então, aliar a farinha de rosca enquanto base à farinha panko por cima! Isso irá adicionar ainda mais crocância.

Fubá:

O fubá ou farinha de milho é interessante para adicionar um sabor diferente ao alimento. Além disso, se pouco frito, o alimento não corre o risco de ficar com aquele gostinho típico de farinha. Em geral, o empanado com fubá fica mais amarelado, e com um leve sabor de milho, que vai muito bem em peixes.

Farinha Panko:

Alimentos empanados com a farinha panko costumam ficar mais crocantes e sequinhos! No entanto, se ela for usada sozinha, é possível que o alimento não fique 100% coberto – por ser uma farinha mais irregular e granulada.

Dica 2: Atenção ao tipo de óleo utilizado

Óleo não é tudo igual!

Cada tipo de óleo tem uma propriedade diferente, e um “ponto de fumaça”. O que isso significa?

O ponto de fumaça nada mais é do que a temperatura máxima que o óleo pode atingir sem perder suas propriedades benéficas. Por isso, sugerimos que você faça frituras com o Óleo de Soja, que tem o ponto de fumaça mais alto entre os principais óleos vegetais.

Lembre-se também de escolher uma boa marca de óleos, como a Vitaliv! (Divulgação)

Dica 3: Temperatura ideal do Óleo

Aqueça bem o óleo antes de começar a fritura. Se ele estiver frio, o alimento ficará murcho e oleoso ao final do preparo.

Tem dúvidas em como checar o ponto do óleo?

Basta jogar uma bolinha feita com a massa de empanar no óleo quente. Se ao redor da massinha o óleo começar a borbulhar é porque alcançou a temperatura adequada.

Dica 4: Secagem do alimento

Tão importante quanto fritar bem é preparar um recipiente adequado para receber a friturinha!

Se você tiver em mãos uma grelha ventilada, onde possa colocar o alimento com circulação de ar, faça uso dela. Ele ficará mais crocante.

Outra solução, mais comum e prática, é usar folhas de papel toalha sobre o prato. Elas irão absorver o   de óleo do alimento.

Gostou da dica?

(Divulgação)

Siga a Vitaliv nas redes sociais para receber mais conteúdos como esse:

Youtube: https://www.youtube.com/@vitalivoficial
Instagram: https://www.instagram.com/vitaliv/
Facebook: https://www.facebook.com/vitalivoficial/

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS