A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui está promovendo o redimensionamento das áreas de abrangência das 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, como parte da reestruturação da Atenção Básica. Com a incorporação de 28 novas equipes de ESF (Estratégia em Saúde da Família) e três de Atenção Primária, incluindo atendimento noturno, o objetivo é proporcionar uma assistência mais individualizada à população.
A ação visa identificar prioridades e problemas nos grupos sociais, orientando a definição de ações mais adequadas de acordo com a natureza dos problemas identificados, visando impactar positivamente nos níveis de saúde e condições de vida da população. A secretária de saúde, Cássia Rita Santana Celestino, destaca que Birigui agora possui uma cobertura territorial de quase 90%, em comparação aos anteriores 60% da cidade, devido ao aumento das equipes.
Para auxiliar no processo, a Secretaria de Saúde conta com o suporte técnico da DRS 2 Araçatuba (Diretoria Regional de Saúde), que disponibiliza a articuladora de Atenção Básica, Márcia Frandsen. O trabalho de territorialização inclui o levantamento do perfil territorial-ambiental, demográfico, socioeconômico e institucional, buscando criar vínculos afetivos e de confiança entre profissionais/equipes e a comunidade.
O último redimensionamento de área em Birigui ocorreu em 2011, e o processo atual está em etapas, incluindo a coordenação de uma oficina para treinar os profissionais e orientá-los sobre a matriz de territorialização. A intervenção nas Unidades Básicas de Saúde só começará após a conclusão dessa etapa.