No sábado (13), uma venezuelana de 26 anos e uma peruana de 20 anos, residentes em São Paulo, foram presas em Penápolis (SP) sob a acusação de furtarem mercadorias de uma loja de departamentos em um shopping local.
A detenção da peruana ocorreu por volta das 15h, quando um policial civil de Lavínia, que estava em Penápolis para fazer a escolta de presos, avistou a jovem correndo em direção contrária à viatura e falando ao celular na via de acesso Sargento Arnaldo Covolan, onde o shopping está localizado.
Após receber informações de que ela havia furtado produtos em uma das lojas do shopping, o policial fez o retorno e encontrou a investigada, que já havia adentrado uma mata. Ela estava com um estojo de maquiagem. Ao verificar com funcionários da loja, foi informado que a mulher estava acompanhada de outra, que já havia sido detida no estacionamento do shopping, também com mercadorias furtadas.
Ambas foram conduzidas à delegacia, onde também foram entregues as mercadorias furtadas, que foram restituídas à loja. As mulheres, mesmo sendo estrangeiras, entendem e falam português, e estavam sem documentos pessoais. Durante o depoimento na presença de uma advogada, a mais jovem afirmou que reside em São Paulo há aproximadamente dois meses e que a colega a convidou para acompanhá-la até Penápolis sem revelar a intenção criminosa.
A outra investigada optou por permanecer em silêncio para se manifestar em juízo. Ambas tiveram a prisão confirmada pelo delegado responsável pela ocorrência e permaneceram à disposição da Justiça para serem apresentadas em audiência de custódia.