O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) divulgou um balanço sobre o número de crianças perdidas nos primeiros 15 dias deste ano no Litoral Norte. Do dia 1º de janeiro até esta segunda-feira (15), 51 crianças se perderam dos responsáveis nas praias da região.
Leia mais notícias da região aqui
A cidade com o maior número de crianças perdidas é Ubatuba, com 35 registros. Seguida de Caraguatatuba, onde 15 menores se perderam.
O GBMar informou que todas as crianças foram localizadas e entregues aos pais ou responsáveis.
Confira o número de crianças perdidas neste ano nas cidades do Litoral Norte:
- Caraguatatuba: 15
- Ilhabela: 0
- São Sebastião: 1
- Ubatuba: 35
Por conta da alta temporada de verão, as praias das cidades do Litoral Norte ficam mais cheias, o que aumenta as chances de crianças se perderem das famílias.
Orientações
Uma das medidas adotadas para diminuir a estatística de perda de criança em todas as praias do Litoral Norte é a distribuição gratuita de pulseiras de identificação pelo GBMar. Disponíveis em cores vibrantes como amarelo, laranja, azul e verde, elas permitem a identificação com o nome da criança, informações de contato e nome do responsável.
Além disso, a orientação de permanecer atento, mesmo com a pulseira, é ressaltada como a melhor forma de prevenção. Atenção constante nas praias e estar sempre próximo às crianças são fundamentais para evitar imprevistos.
Outra estratégia é a criação de um método para ajudar a identificar e localizar crianças perdidas. A pessoa que detectou o menor sozinho deve colocá-lo nos ombros e os banhistas ao redor batem palmas e informam em coro “criança perdida”.
A principal recomendação ainda é procurar imediatamente a ajuda do GBMar. Caso não haja um posto dos bombeiros na praia, é sugerido procurar um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar ou o guarda-vidas mais próximo. O Conselho Tutelar também pode ser acionado para providenciar assistência.