Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde está fazendo uma grande ação de busca ativa de casos de hanseníase em Ribeirão Preto por meio do QSH – Questionário de Suspeição de Hanseníase. Pessoas que apresentarem algum sintoma da doença, deverá procurar imediatamente uma unidade de saúde.
O QSH está sendo aplicado pelos profissionais de saúde nas 47 unidades de Atenção Primária à Saúde e a meta é que sejam aplicados mais de dois mil questionários ao longo da campanha “Janeiro Roxo”.
O questionário foi desenvolvido por pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, sob a orientação do prof. Marco Andrey Cipriani Frade.
“Trata-se de um instrumento valioso para diagnosticar precocemente casos de hanseníase. Como em muitos casos os sinais e sintomas da doença são discretos, especialmente nas suas manifestações iniciais, podem passar despercebidos pelos profissionais de saúde e pelos próprios pacientes”, explica a dermatologista, responsável pelo Programa de Hanseníase da Divisãoo de Vigilância Epidemiológica, Helena Barbosa Lugão.
A profissional ressalta ainda que, desse modo, a aplicação do QSH permite que os profissionais da saúde fiquem atentos para a possiblidade de hanseníase em casos com sintomas nos nervos e na pele.
A doença
A hanseníase é uma doença infecciosa que afeta principalmente a pele e os nervos. O acometimento dos nervos pode se manifestar por dormências, perda de sensibilidade, dor nos nervos, câimbras e perda de força muscular.
Essas alterações ocorrem principalmente nos nervos das mãos, pés e rosto. Já na pele, a hanseníase pode causar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas que não costumam coçar ou doer, é característica a redução da sensibilidade ao toque, calor ou dor nas manchas de hanseníase.
Confira abaixo o QSH. Se você achar que pode ter hanseníase, procure a unidade de saúde mais próxima!
No mês de janeiro é realizada a campanha Janeiro Roxo: Todos contra a Hanseníase. Ao longo do mês são realizadas diversas ações de conscientização sobre a hanseníase.