A Escola de Vela de Ilhabela recebe nesta semana velejadores de, ao menos, oito estados brasileiros para a Seletiva Nacional da Classe Optimist. Serão realizadas até o dia 11 (próximo sábado) as regatas da competição. Estão programadas 12 competições, com previsão de até duas regatas por dia. No sábado será feita a premiação e encerramento do evento.
No primeiro dia da seletiva, na tarde de ontem (6), o atleta Zion Brandão, do Rio de Janeiro, ficou em 1º lugar, seguido de Renato Gomes Luneta (2º) de Brasília e Felipe Baskynski Fridrich (3º) de Ilhabela (SP).
Os velejadores, de 7 a 15 anos, buscam na seletiva desta semana a classificação para o mundial de classe, previsto para ser realizado entre os dias 15 e 25 de junho, na Espanha. Ao todo, 128 velejadores estão disputando a vaga para representar o Brasil no mundial.
“Ilhabela dá as boas-vindas a todos os velejadores para esta importante competição da classe Optimist na cidade. O evento reforça o nosso título oficial de Capital Nacional da Vela, além de fomentar toda a economia local com a participação das dezenas de velejadores e suas famílias, que aproveitam para conhecer nossa cidade e seus atrativos turísticos”, destacou o prefeito, Toninho Colucci, na abertura da seletiva, ontem.
A disputa da vaga é conquistada com a soma dos resultados do Campeonato Brasileiro, realizado em janeiro deste ano, em Brasília, e dos resultados da Seletiva em Ilhabela. Os cinco melhores velejadores serão classificados para o Campeonato Mundial Optimist 2023, na Costa Brava (Espanha).
Os demais classificados até a 20ª posição serão sub divididos seguindo a ordem final de classificação, para os campeonatos continentais, como norte-americano, sul-americano, asiático, europeu e africano.
View this post on Instagram
Treinos
Recentemente, os alunos da Escola de Vela de Ilhabela “Lars Grael” participaram de uma série de treinos na Clínica de Optimist, ministrada pelos velejadores Ronyon Silva e Felipe Echenique, instrutores do Yacht Club Santo Amaro.
De Ilhabela, participarão da Seletiva Optimist os atletas que compõem a flotilha “Borrachudo”, treinada pelo técnico Luís Fernando Salles.