A Associação Comercial de Santos, em parceria com a Prefeitura de Santos, lança, no próximo dia 30 de janeiro, o Movimento ODS Santos 2030. A iniciativa tem como objetivo conectar empresas e instituições para que, juntas, busquem soluções para os desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.
Na ocasião, além de assistirem à apresentação do Movimento, as empresas interessadas em participar poderão realizar a adesão por meio da assinatura de um termo de compromisso que inclui, entre outras ações, a participação nos eventos e reuniões do grupo.
Para o presidente da ACS, Mauro Sammarco, as empresas que aderirem ao Movimento ODS Santos não estarão apenas contribuindo com o futuro do planeta, mas, também, gerando maior autoridade e credibilidade no mercado. “Empresas mais sustentáveis e responsáveis ganham maior confiança em suas marcas e apoio de investidores”.
As inscrições para aderir ao Movimento já estão abertas. Para participar, basta assinar o termo de compromisso disponível em bit.ly/movimentoODS. Após a assinatura, o documento digitalizado deve ser enviado para o endereço eletrônico [email protected]
Algumas entidades já aderiram ao Movimento como, por exemplo, a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Universidade São Judas, Modal GR, MS Content, ESLC – Consultoria, Projetos e Eventos e Instituto Recicla Mundo.
O que é a Agenda 2030 da ONU
Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), reunidos em Nova York, adotaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e se comprometeram a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos.
A Agenda 2030 é um guia para a comunidade internacional e um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
Trata-se de um guia para governos, sociedade, empresas e universidades, no espírito de uma parceria global que deve orientar as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.