SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O primeiro jogo do Corinthians em 2024 indicou que Mano Menezes deve apostar na simplicidade nesta temporada. O técnico deu um discurso mais “pé no chão” em sua entrevista coletiva, mesmo após a vitória na estreia do Campeonato Paulista.
O QUE ACONTECEU
Para Mano, o Corinthians vem enfrentando dificuldades no mercado da bola, tanto pela forte concorrência quanto pelos altos valores pedidos pelos destaques.
O treinador falou sobre os problemas em contratar e inscrever os novos reforços, alertando para as situações de Garro e Matheuzinho.
Mano explicou que a equipe alvinegra tem “um pouco menos de dinheiro” que os concorrentes e precisa ser mais “cuidadosa” ao contratar jogadores.
Ainda assim, o Corinthians teve algumas caras novas no triunfo sobre o Guarani Félix Torres, Hugo e Raniele, e Diego Palacios no banco de reservas.
APOSTA NA BASE
Diante de um elenco mais reduzido, Mano Menezes sinalizou que deve utilizar muitos jogadores das categorias de base neste Paulistão.
O técnico disse que vai contar com alguns atletas que estão disputando a semifinal da Copinha. Ele também lembrou de outros que estão na seleção brasileira olímpica. São os casos de Giovane, Guilherme Biro e Matheus Donelli.
Vale dizer que Mano teve apenas sete jogadores de linha entre os reservas no jogo deste domingo, e quatro eram jovens da base que nunca tinham sido relacionados antes. O meia Yago era um deles e chegou a entrar em campo no final do segundo tempo.
CONFIRA AS FALAS DE MANO MENEZES
“É um mercado disputadíssimo. Todos querem os melhores. E os melhores vocês viram os valores. Com um pouco menos de dinheiro, temos que ser cuidadosos, errar o menos possível. É o que estamos fazendo juntos desde o começo. Se tivermos dúvidas, é melhor esperar e sacrificar um pouquinho o momento, para fazer o que for melhor para o Corinthians lá na frente. Temos um pouco de limitação no momento, mas vamos trabalhar para resolver.”
“A gente ficou privado de alguns jogadores que estão na semifinal da Copinha. Vamos logo contar com eles, que eu tenho certeza que vão ajudar a passar por esse momento. Temos três jogadores na seleção brasileira, com mais rodagem, que vão poder ajudar a equipe no futuro, assim como os que entraram hoje.”
AUGUSTO MELO OUSOU SONHAR, MAS ADAPTOU DISCURSO
Recentemente, Augusto Melo admitiu que o Corinthians ainda não tem dinheiro para “estrelas” e que está lutando para ter essa capacidade futuramente.
No início do seu mandato, o presidente do Corinthians abriu a possibilidade de contratar jogadores renomados, como Gabigol, Di María e Luiz Henrique.
Augusto Melo acreditava que podia realizar grandes movimentações, mas alterou o discurso após algumas das negociações darem errado.
Agora, o mandatário alvinegro foca em quitar as dívidas de curto prazo do clube e valorizar os atletas que chegaram até agora.
Em contrapartida, o time alvinegro se despediu de vários jogadores na janela, a maioria deles por final de contrato. É o caso dos veteranos Gil, Renato Augusto, Fábio Santos (que se aposentou) e Giuliano. Os jovens Pedro, Moscardo e Felipe Augusto foram vendidos para fazer dinheiro em caixa.
Redação / Folhapress