Uma mulher tornou-se vítima de um um golpe feito por meio de uma ligação de um suspeito que se passava por funcionário de um banco digital.
Ela recebeu a ligação e o suspeito perguntou se ela autorizava uma compra em uma rede de varejo, no nome dela. Prontamente ela disse “não, não autorizo” e desligou.
Depois, retornaram a ligação, e a pessoa disse “você precisa ativar um dispositivo para bloquear seu cartão, pois estão comprando no seu nome e fazendo empréstimo”. Nesse momento a vítima já desconfiou que seria um golpe, mas mesmo assim o golpista conseguiu convencê-la. Ela seguiu o passo a passo e ele acabou conseguindo usar os dados da vítima.
Com o golpe, a mulher teve prejuízo de 5 mil reais. A parcela está para ser paga no mês de fevereiro e ela não tem condições de pagar esse valor.
- Volta às aulas: confira dicas e preparativos para o retorno do ano letivo
- Conheça o canal do TH Mais Campinas no WhatsApp
A vítima registrou boletim de ocorrência.
O golpe destaca a importância de estar alerta contra fraudes bancárias. Segundo a advogada especialista em Direito Digital, Christiany Pegorari, a melhor forma de se evitar esses golpes é procurar o contato oficial do banco e jamais passar dados pessoais por telefone.