A cidade de Taubaté é conhecida nacionalmente pelas situações mais inusitadas. Um vídeo de uma petshop viralizou nas redes sociais após mostrar o dia de cuidados do Alfred, a Ilhama.
A proprietária e médica veterinária, Bruna Lopes Ribeiro, contou que foi uma surpresa e não imagina ter um cliente tão inusitado. “Fiquei um pouco nervosa, nunca tosei nenhuma animal assim, diferente, foi bom e todos conheceram”.
View this post on Instagram
O permacultor e tutor de Alfred, Anderson Alves dos Santos, sempre sonhou em ter lhama de estimação. Ele tem dois no sítio, além do Alfred, a Mandala também alegra a família. “Ele é um animal muito dócil, brincalhão e tranquilo”, declarou.
O sítio também funciona como escola. As aulas não são convencionais: os alunos são livres para aprender em conjunto com a natureza. Hoje são 8 alunos nas idades entre 2 e 9 anos.
A esposa de Anderson é pedagoga e explica que as lhamas têm uma função especial. “A pedagogia waldorf vê o ser humano não só como um ser físico, mas o ser espiritual e vê, na criança, um potencial de desenvolvimento na terra. Temos essa reciprocidade com a natureza. Os animais ficam soltos”. Além das lhamas, o casal também cria ema, paca e galinhas.
“Mas o intuito é o desenvolvimento nosso como ser humano e poder mostrar para as pessoas os caminhos que são possíveis de seguir. Às vezes está tão na cara da gente e deixamos passar e começamos a dar valor a outras coisas”, refletiu Anderson.
Pedagogia Waldorf
A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.
O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.
As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança.
Edição: Nayara Francesco