Cinco mulheres foram pegas transportando drogas para dentro de cadeias de São Vicente, durante o horário da visita, no último sábado (20). Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), flagrantes aconteceram durante a revista dos familiares de detentos.
Somente no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente, quatro mulheres foram presas após passarem pela inspeção com o aparelho de escâner corporal.
Servidoras notaram irregularidades nas imagens de uma mulher de 36 anos, companheira de um recluso. Ela admitiu que trazia entorpecentes em suas roupas e voluntariamente entregou para as funcionárias 1.000 micropontos de droga sintética que estavam no cós de sua calça e 167 gramas de maconha, que foram costurados em seu sutiã.
No mesmo dia, uma jovem de 18 anos, companheira de um detento, foi surpreendida no procedimento com o escâner corporal. Ela confessou que levava droga e entregou para as policiais penais um cigarro de maconha, pesando aproximadamente três gramas, que estava camuflado em seu sutiã.
Outra mulher, de 36 anos, tentava visitar o filho preso quando o equipamento acusou alterações nas imagens captadas. Ela espontaneamente entregou para as agentes penitenciárias um invólucro que continha cerca de cinco gramas de haxixe e mais quatro embrulhos e um cigarro que tinham maconha, pesando por volta de 105 gramas ao todo. Todos os itens não permitidos estavam no sutiã da visitante.
Mais uma mulher, de 34 anos, foi impedida de entrar no CDP de São Vicente para visitar o companheiro detido. Após a inspeção com o escâner, ela admitiu que tinha ilícitos em sua roupa. Voluntariamente ela entregou para as servidoras 1.035 micropontos de droga sintética que foram escondidos no cós da sua calça.
Também no sábado, 20, uma visitante de um sentenciado que cumpre pena na Penitenciária 2 de São Vicente foi flagrada no escâner corporal. A jovem de 20 anos negou portar qualquer tipo de ilícito, mas ao passar novamente pelo procedimento de revista e o equipamento mostrar anormalidades nas imagens, ela confirmou que carregava droga em sua roupa íntima. Ela entregou para as policiais penais uma folha que tinha o aspecto de maconha.
As visitas, assim como os itens ilegais foram encaminhados para o primeiro distrito policial de São Vicente para registro de boletim de ocorrência e outras providências legais.