O púbico atendeu à convocação. Em um dia histórico para o mundo do samba, todos os convites para o desfile do Santos Carnaval 2024 foram vendidos. Ao longo de toda a terça-feira (23) os foliões se concentraram no Teatro Municipal Braz Cubas para adquirir seus ingressos. Na segunda-feira (22) todos os espaços para camarotes também já haviam sido vendidos. A capacidade total é de 10 mil pessoas por noite de evento.
A aposentada Sonia Maria dos Santos chegou ao ponto de venda às 6h30 de segunda-feira (22). Torcedora da X-9, ela se preparou com lanches, cadeira de praia, sucos e marmitex para a maratona de 27 horas, tudo isso com um único objetivo: “Quero ver a minha escola campeã, e de pertinho”. E para quem acha que a disposição de dona Maria terminou nesta terça-feira (23), uma nova meta já foi traçada: “No dia do desfile, serei a primeira a chegar também, pode anotar aí!”.
Feliz com os ingressos em mãos, Natalia Leite de Siqueira divide o coração entre a Padre Paulo e a X-9, pela qual desfila todos os anos. Mas quando não está dentro da passarela, a cuidadora de idosos aproveita o carnaval da arquibancada. “Respeito todas as agremiações. Logicamente torço pelas minhas, mas o carnaval é de todos”.
“O carnaval de Santos começou hoje. Mais uma vez a população esteve aqui e garantiu o seu lugar. Tenho certeza de que as escolas de samba estão preparando um espetáculo incrível, à altura da paixão que as centenas de pessoas que passaram aqui na bilheteria do Municipal demonstraram hoje”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
O Desfile das Escolas de Samba será realizado nos dias 2 e 3 de fevereiro, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz (Avenida Afonso Schmidt s/nº, Castelo).
Para quem adquiriu os convites, é importante ficar atento às recomendações exibidas no verso do ingresso. É proibida no sambódromo a entrada com recipientes de vidro, garrafas plásticas e latas de qualquer natureza ou tamanho; coolers, isopores e caixas térmicas; guarda-chuvas grandes com ponta, presilhas de metal para cabelo, substâncias tóxicas e fogos de artifício ou artefatos similares.
Também não será permitida a entrada de pessoas com papel em rolo de qualquer espécie, jornais e revistas, balões em geral, capacetes, arma de fogo ou branca de qualquer tipo ou espécie, além de materiais ou objetos que possam causar ferimentos.
ORDEM DOS DESFILES
Na primeira noite dos desfiles, em 2 de fevereiro, apresentam-se, pela ordem, Padre Paulo, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas lutando pelo título do grupo de acesso. Na sequência, desfilam as agremiações do grupo especial: Zona Noroeste, União Imperial, X-9 e Real Mocidade.
Na noite seguinte, as primeiras escolas a desfilar serão as do grupo de acesso, em sequência: Imperatriz Alvinegra, Império da Vila e Dragões do Castelo. Mais cinco escolas do grupo especial fecham o desfile: Independência, Unidos dos Morros, Amazonense, Sangue Jovem e Brasil.