Com as fortes chuvas que atingiram a região na tarde desta quarta-feira (24), diversas ruas da região sofreram com alagamentos. Nas imagens, é possível ver que em uma rua no bairro Rio branco, em São Vicente, a água chega no capô de um carro que tenta transitar no local.
Já na avenida Presidente Wilson, ainda em São Vicente, a água tomou conta do local, nas imagens é possível ver que os veículos não estão conseguindo passar por conta da quantidade de água na via.
Na cidade de Santos, o cruzamento da Rua Jurubatuba com Alexandre Martins também está sofrendo com enchentes, nas imagens, é possível ver que a água ultrapassou o nível da calçada, deixando a via quase que intransitável para carros. Outro ponto de alagamento é na rua Prudente de Moraes, no bairro Vila Mathias.
Em Praia Grande, no bairro Anhanguera, a rua Filomena Mustach é uma das afetadas pela forte chuva que atingiu a cidade. Nas imagens, é possível ver os carros reduzindo a velocidade para transitar no local.
A cidade de Cubatão também teve locais que sofreram com a enchente, nas imagens é possível ver que na rua Dom Idilio José Soares, no bairro Vila Nova, a água está quase invadindo as casas. É possível ver também, que um homem transita na calçada tentando fugir da água.
Notas das prefeituras municipais da região
Em nota, a Defesa Civil de Santos informa que o acumulado pluviométrico das últimas 72h atingiu 161 mm (às 18h). Os morros estão em estado de atenção. As equipes do órgão estão em campo atendendo ocorrências, entre elas, o solapamento de um trecho da calçada da Rua Carlos Afonseca, na altura do nº 7, no Gonzaga. A área já está isolada e integrantes da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) estão no local. O órgão identificou também escorregamentos de terra em áreas dos morros do Marapé e Santa Maria. Não houve registro de vítimas. Munícipes podem acionar a Defesa Civil de Santos pelo telefone 199.
Neste momento, devido à forte chuva que atingiu a Cidade, a Av. Nossa Senhora de Fátima, no cruzamento com a Rua Ana Santos, apresenta alagamento em todas as faixas, nos dois sentidos. A mesma situação ocorre na Avenida Jovino de Mello (sentido Morro) com a Praça Júlio Dantas, e na Av. Eleanor Rosevelt com a Av. Francisco da Costa Pires. A Praça Whashington, no José Menino, e a Av. Pinheiro Machado (altura do Teatro Municipal Braz Cubas) também apresentam alagamentos. A CET-Santos interditou todos os trechos alagados e informa que agentes de trânsito orientam os motoristas nos pontos mais críticos.
Já a Prefeitura de Praia Grande informou que, até o momento, não foram registradas ocorrências graves provocadas pela chuva. Apenas alguns pontos de acúmulo de água que são absorvidos pelo sistema de drenagem assim que as pancadas de chuva diminuem.
A Prefeitura de Cubatão, informou que de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), não houve ocorrências por conta da chuva. O acumulado de chuvas das últimas 24 horas é de 36,8 mm na área central da cidade; e 39,6mm na área de encosta/Cota 400.
Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informou que a Defesa Civil não foi acionada para ocorrências devido ao mau tempo. O acumulado de chuva das últimas 72h é de 161,8 mm.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), os principais pontos de alagamento na Área Continental são as avenidas Tupiniquins, Augusto Severo, cruzamento entre Rua Frei Gaspar e Avenida Capitão-Mor Aguiar, avenidas Martins Fontes e Manoel da Nóbrega, e ruas Mascarenhas de Moraes e Mal. Cândido Mariano da Silva. Pela Área Continental, as avenidas Ulisses Guimarães e Quarentenário, além das ruas Eduardo Cação e Dr. Donald Alexandre Kealman.
Alerta Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na tarde desta quarta-feira (24), de fortes chuvas que podem atingir a região da Baixada Santista. Entre quinta-feira (25) e sábado (27), cerca de 220mm de chuva irá cair.
Os munícipes podem receber em seus celulares informações sobre alertas e condições climáticas em todo o litoral de São Paulo.
Para efetuar cadastro, é necessário que o cidadão envie o CEP registrado por SMS para o número 40199. Após o envio, o morador receberá de forma antecipada e gratuita os alertas meteorológicos da Defesa Civil do Estado.
Também é possível baixar o aplicativo da Defesa Civil do Estado, que está disponível para Android e IOS.
Ocorrências – Em caso de emergências, entre em contato com a Defesa Civil discando 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.