Santa Casa de Araçatuba realiza implante de válvula do coração em paciente

Nesta terça-feira (23), a Santa Casa de Araçatuba (SP) realizou um Implante Transcateter de Válvula Aórtica (Tavi) em um paciente de 81 anos que sofria de estenose aórtica. O Tavi é um procedimento inovador e minimamente invasivo indicado para pacientes que não podem passar por cirurgia aberta.

Esse é o segundo procedimento desse tipo realizado em menos de cinco meses no hospital. A tecnologia é recomendada para pacientes que não podem passar por cirurgia aberta devido a comorbidades associadas e comprometimentos, tornando-a uma opção mais segura.

O procedimento durou duas horas e contou com a participação do cirurgião cardiovascular Hélio Ferreira Poço, responsável pela implantação da Cirurgia Cardiovascular no hospital em 1996, e do cirurgião cardiovascular Rogério Caravante, além de outros profissionais da área.

O Tavi é indicado para pacientes com mais de 70 anos, sendo menos invasivo em comparação com a cirurgia aberta. É realizado por meio de punções na artéria femural do paciente, dispensando a anestesia geral. O procedimento corrige a válvula afetada pela estenose aórtica por meio de um cateter introduzido na incisão e guiado por imagem.

O procedimento foi coberto pelo plano de saúde do hospital, mas a Santa Casa busca o credenciamento para realizar o Tavi pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A realização desses procedimentos avançados destaca a Santa Casa de Araçatuba como referência em tecnologia e capacitação médica na área cardiovascular.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS