Um ‘sextou’ diferente e comemorativo em Santos. A cidade completou 478 anos nesta sexta-feira (26) e diversas solenidades oficiais foram feitas para comemorar a data. Entre as novidades anunciadas estão entregas de obras e ainda uma assinatura de um acordo para desenvolvimento tecnológico e soluções urbanas.
O dia começou com uma missa de Ação de Graças na Catedral de Santos, conduzida pelo bispo diocesano de Santos, dom Tarcísio Scaramussa. Depois, às 11h aconteceu na Sala Princesa Isabel, uma sessão solene, que contou com diversas autoridades.
A sessão solene teve um tom especial porque marcou o retorno, por dois meses, das sessões da Câmara Municipal à sala Princesa Isabel. Neste período, o prédio do Legislativo passará por reforma.
Já à tarde, foi assinado o protocolo de intenções Programa Inovação e Conexão Brasil-Portugal entre a Fundação Parque Tecnológico do Município e o Instituto Pedro Nunes, de Coimbra. Criado por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, o Instituto Pedro Nunes é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover a inovação e a troca e transferência de tecnologia por meio de ligações com meios científicos e tecnológicos.
O objetivo é de que sejam realizados, no futuro, eventos presenciais e on-line para a troca de experiências entre as duas instituições. Em março, deve ocorrer a primeira participação de uma delegação do Instituto Pedro Nunes para a preparação de um plano de trabalho que possibilite a criação de projetos, por exemplo, entre as duas entidades.