Moradores da Avenida Paulo Corrêa Viana, no Parque Jambeiro em Campinas, procuraram a Thathi Record para relatar a situação de abandono de dois lotes. Uma casa e um terreno com mato alto tem atraído animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e até gambás para o local.
À reportagem, moradores relataram também que devido a situação dos lotes, animais são abandonados no local. O proprietário dos imóveis, segundo relatos, faria a manutenção da área uma vez por ano.
Em nota, a Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofivt), da Secretaria de Serviços Públicos de Campinas informou que fará uma vistoria no local esta semana e enviará a notificação ao proprietário para que tome as providências de limpeza. Se não fizer, será multado.
Segundo a nota, já houve processo anterior em relação a essas áreas e, na época, o proprietário tomou as medidas necessárias. É fundamental que os cidadãos não descartem entulho e lixo em terrenos, sejam públicos ou particulares.
O que atrai os escorpiões é o acúmulo de materiais, onde há fonte de alimentos (baratas e outros). Esta época do ano – de calor e chuvas – é a mais propícia para a reprodução de escorpiões. Importante que as pessoas mantenham as casas e os quintais limpos, sem entulho, com as entradas e as passagens de portas, tomadas, ralos, grelhas e outros, bem vedados.
A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Campinas orienta a população, em casos de acidentes com escorpiões, a procurar inicialmente por um centro de saúde, uma vez que a maioria dos casos não exige uso de soro.
Se for necessário, o paciente é encaminhado pela unidade para o Hospital Ouro Verde ou para o Hospital de Clínicas da Unicamp. Aos finais de semana e feriados, a indicação é de busca por assistência médica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os cidadãos podem apontar terrenos que precisam de vistoria ou o aparecimento de escorpiões por meio do telefone 156.