Mato alto e lixo acumulado em bairro: moradores preocupados com a dengue

Mato alto e lixo acumulado em bairro moradores preocupados com a dengue
Créditos: Reprodução/Thathi Record

Moradores do Jardim Tamoio em Campinas procuraram a Thathi Record para relatar a situação de um terreno com mato alto e lixo acumulado. As imagens chamam a atenção. A quantidade de lixo espalhado pela calçada preocupa, principalmente pois o acúmulo de materiais inservíveis pode ser um foco perfeito para a proliferação do mosquito da dengue.

A Prefeitura de Campinas já realizou 3 mutirões contra a dengue nos dias 6, 13 3e 20 desse mês. No dia 22, a prefeitura também publicou 12 bairros que estão com alto risco de transmissão de dengue, como: Nova Campinas e Jardim Nilópolis (leste), Bonfim, Jardim Chapadão e Conjunto Habitacional Padre Anchieta (norte), Jardim Paulicéia e Jardim Lisa (noroeste), Parque Industrial e Parque Jambeiro (suleste, Jardim Santa Lúcia, Dic IV e Parque Vista Alegre (sudoeste).

Campinas encerrou 2023 com quase 11 mil casos e três mortes por dengue, e o cenário em relação à doença deve permanecer preocupante pelas próximas semanas. E de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os indicativos são de piora nos índices.

Os bairros foram selecionados em virtude dos casos confirmados ou suspeitos nos últimos sete dias e o objetivo da saúde é mobilizar a população para mais cuidados.

O comunicado alerta dengue é o 50º emitido pela prefeitura desde que a ferramenta foi implementada como estratégia de enfrentamento às arboviroses. Ele reúne nesta edição:

  • Parque São Quirino e Vila 31 de Março (leste)
  • Jardim Campineiro, Jardim São Marcos e Vila Esperança (norte)
  • Jardim Rossin (noroeste)
  • Jardim Nova Europa e Vila Campos Salles (sul)
  • Cohab, Imperial Parque e Jardim Conceição (suleste)
  • Vila União (sudoeste)

O Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) destacou que bairros indicados em boletins anteriores, assim como demais regiões de campinas, precisam intensificar medidas preventivas, sobretudo combate aos criadouros do mosquito vetor da doença.

A divulgação do boletim semanal ocorre em meio ao número expressivo de casos confirmados. Desde 1º de janeiro foram contabilizados 1.202 infectados e nenhum óbito. Já em 2023 foram registrados 11.269 casos confirmados e três vidas perdidas.

Sobre o problema em específico a equipe de fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos informou que já realizou a vistoria no local e por se tratar de uma atividade comercial, foi enviada uma solicitação à Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria de Urbanismo que irá ao local nesta quarta-feira, 31 de janeiro, pela manhã, para intimar o proprietário a limpar o terreno no prazo de um dia. Caso não cumpra a exigência, será multado diariamente até que a limpeza seja realizada.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS