A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza mais uma edição das inscrições para o ‘Castramóvel’, um mutirão exclusivo para cadastros de castração animal. A ação acontece de terça (30) a sexta-feira (2) no Grêmio Recreativo do Estrela (Rua Argentina, 1.185 – Vila Baiana), na Enseada, das 8 às 11h30. A iniciativa é conduzida pela Superintendência de Bem-Estar Animal.
Na oportunidade, o tutor já sairá com a data do procedimento marcada. Para isso, é necessário que os tutores tenham mais de 18 anos e levem documentos como RG, CPF e Comprovante de Residência. Não será permitido apresentar documentos de terceiros.
O responsável não precisa levar o animal para a realização do cadastro. O procedimento cirúrgico será realizado no próprio Castramóvel, na data estipulada. Para que a castração seja feita, é necessário que o animal esteja limpo e vermifugado.
Quais raças não serão castradas?
Algumas raças não serão cadastradas durante a iniciativa. São elas: Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Lhasa Apso, York Shire, Shi Tzu, Pug, Boxer, Spitz Alemão, Pinscher, Maltês, American Bully, Poodles abaixo de cinco quilos e cães acima de 28 quilos. Já entre os gatos, somente os gatos persas não poderão ser castrados.
Um ato de amor
No último ano, a procura por castração animal foi alta entre os guarujaenses, já que quase 580 bichinhos passaram pelo procedimento somente no ‘Castramóvel’. Para a superintendente de Bem-estar Animal da Prefeitura, a castração é a melhor forma de ajudar no controle populacional dos animais e para impedir que ninhadas indesejadas sejam abandonadas nas ruas. “O procedimento contribui para reduzir o abandono e, consequentemente, o número de animais que vivem nas ruas. A castração é um ato de amor”, destaca.