Equipes do Aeroporto Internacional de Viracopos e do terminal Rodoviário de Campinas, encontram os mais variados itens esquecidos por passageiros. O setor de achados e perdidos guarda os mais variados materiais, desde ventiladores, taco de basebol, impressora, muletas, dentadura, malas cheias de roupas, carteiras, documentos, vara de pesca, ferramentas e aparelho de som.
Os funcionários fazem três rondas por dia no terminais de embarque, desembarque, saguões e sanitários do aeroporto para recolherem os objetos esquecidos.
Os pertences encontrados passam por uma vistoria e são registrados.
Ao todo, cerca de 700 produtos são encontrados por mês em Viracopos e são levados para um depósito, que fica localizado entre as sedes da Anvisa e da Polícia Federal.
O local é monitorado por câmeras de segurança e o acesso é restrito. No interior do galpão ao entrar na sala, inúmeros objetos etiquetados ficam armazenados em prateleiras, de acordo com o sistema do aeroporto.
O prazo para os donos dos objetos procurarem o setor é de 90 dias. Caso não apareçam os itens serão doados ou a destruídos.
No terminal Rodoviário de Campinas, a rotatividade de passageiros é grande e durante todos os dias da semana. No terminal o setor de achados e perdidos tem um alto número de objetos esquecidos. Porém o prazo para a retirada é menor e de 60 dias.