A próxima edição do Rio2C, que acontece de 04 a 09 de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, abre inscrições para o PitchingShow e Rodadas de Negócios de música nesta quinta-feira, 01 de fevereiro.
O mercado de música do Rio2C dá voz a novos artistas e os coloca no radar da indústria com iniciativas exclusivas para que músicos, compositores, produtores, agências, empresários, marcas, gravadoras e editoras realizem negócios e conheçam as últimas tendências do setor.
Com o intuito de impulsionar novos talentos, o PitchingShow é uma oportunidade para artistas bandas se apresentarem ao vivo por 30 minutos diante dos integrantes de uma Comissão da Música escolhida por Zé Ricardo, curador do segmento no Rio2C e diretor artístico do Rock in Rio, The Town, Lollapalooza e Festival de Verão Salvador. Trata-se de uma plateia seleta formada por executivos de gravadoras, rádios, plataformas digitais, além de empresários, curadores de festivais e jornalistas, com interesse em repercutir descobertas musicais e gerar negócios.
A Comissão da Música deste ano traz: Alana Leguth, Sócia-Diretora da kondZilla e idealizadora da Hervolution; Alexandre Sarthou, A&R Creative Manager da Universal Music; Ana Garcia, CEO do Festival Coquetel Molotov; Arthur Fitzgibbon, Diretor da ONErpm; Fabiane Pereira, Jornalista, Apresentadora e Curadora da NOVABRASIL e do Canal Papo de Musica; Flavio Saturnino, Fundador do Popline; Láisa Naiane, Sócia-fundadora e Editora-chefe do Popline Biz; Leila Oliveira, CEO da Warner Music; Liv Brandão, Editora da Billboard Brasil; Michelly Mury, Label Manager da Altafonte; Monique Dardenne, Co-fundadora e Diretora do WME (Women’s Music Event) Awards; Raína Biriba, Curadora do Festival Afropunk; Renée Chalu, Sócia Diretora do Festival Serasgum; Ricardo Brautigam, Sócio Fundador, Diretor Criativo e Artistico do Festival Rock the Mountain; Sergio Afonso, Presidente da Alma Viva; Victor Oliveira, Gerente de A&R da Sony Music.
A seleção das oito atrações que se apresentarão no evento é feita em duas etapas. Primeiro eles passam por uma triagem realizada pela comissão para em seguida serem eleitos através de votação popular.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Rio2C neste link .
Além do Pitchingshow, os profissionais da área de música ampliam suas chances de negócios e networking através das RODADAS DE NEGÓCIOS DE MÚSICA, um espaço de speed-networking no qual empresários de artistas, artistas, executivos de marketing musical, produtores musicais, compositores, editoras, criadores de podcast e agências têm a oportunidade de se conectarem com gravadoras, agregadoras, editoras, streamings, festivais, canais e agências de publicidade em reuniões presenciais.
Entre os players já confirmados estão: Universal Publishing; Warner Music; Natura; UBC; Kwai for Business Brasil; Believe; Boa Música / Altafonte; ADA Brasil; Africa Creative; Globoplay; DM9; NovaBrasil FM; Bona Casa de Música; Biscoito Fino; Sofar Sounds; Onimusic; Audio rebel; Sony/ATV Music Publishing; Deezer; Virgin Music Group; Little Jazz Record/Soho sessions; Warner Chappell; The Orcharde e outros.
Em mais uma novidade, o Rio2C traz oportunidades nos meetups – encontros curados entre diferentes setores da indústria criativa, no formato de reuniões de 20 minutos com mesas redondas e formato circular. A iniciativa conecta gravadoras, agregadoras, editoras, streamings, festivais, canais e agências de publicidade com os mercados de Games, Audiovisual, Marcas e Startups.
O Rio2C ainda contribui para a capacitação e atualização dos profissionais da área da Música:
MASTERCLASSES: apresentação de um tema focado de capacitação / formação para um grupo direcionado
WORKSHOPS: oficinas para formação e qualificação de profissionais
MENTORIAS: Acesso a renomados profissionais do mercado Audiovisual que compartilham seus conhecimentos para impulsionar carreiras e catalisar o crescimento profissional. Um ambiente de aprendizado contínuo com líderes reconhecidos da indústria.
SOUNDBEATS: Um palco que apresenta os bastidores do showbusiness. Aqui artistas, empresários, produtores, promotores de shows e festivais, gravadoras e plataformas de streaming discutem o presente e o futuro da música. Confira o palco.
POPLINEBIZ: um espaço para Q&A e gravação de conteúdo com grandes personagens da indústria da música. Confira o palco.
Já o entretenimento fica garantido com o palco RIO2C STAGE no qual todos os dias as grandes gravadoras e agregadoras celebram a criatividade brasileira em happy hours com suas apostas músicas e trazem um line-up com curadoria de diferentes cenas musicais brasileiras.
Calendário de Inscrições
Inscrições Abertas: de 01 a 23 de fevereiro de 2024.
Divulgação de resultados a partir de 05/04
Rio2C
O Rio2C nasce da vontade de promover encontros, construir pontes e gerar conexões para a troca de experiências, ideias e negócios ao instigar e promover a criatividade, bem como a nossa capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, tornou-se o mais importante encontro de criatividade da América Latina e, ao reunir em um mesmo ecossistema profissionais com diferentes habilidades, culturas, ideias e backgrounds, cria um ambiente de grande multidisciplinaridade e diversidade, conceitos fundamentais para os processos de ideação.
O Rio2C é uma plataforma de aprendizado, relacionamento, negócios e entretenimento que levou o nome do Brasil para o mundo, criando relacionamento com os principais criadores e executivos da indústria mundial. Além de antecipar tendências e refletir sobre as dinâmicas do mercado, o evento existe sobretudo para estimular a criação, mapear e impulsionar novos talentos e fomentar a conexão entre diferentes setores.
Desse modo, o Rio2C se tornou um evento estratégico para o país. O trabalho para transformar o Rio de Janeiro na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município. Segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou, só na última edição, mais de R$ 315 milhões.
O Rio2C recebe anualmente mais de 40 mil pessoas, com participação de mais de 1.500 palestrantes e 2000 empresas. São seis dias, 18 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.
O maior encontro de criatividade da América Latina povoa a Cidade das Artes no primeiro semestre, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas. Outra característica marcante do Rio2C é a geração de negócios, com a realização de mais de 1800 reuniões presenciais que envolvem mais de 500 executivos (entre players, investidores e mentores) de mais de 33 países.
O evento aproxima ainda a Indústria Criativa do poder público. Conta com representantes de diferentes Ministérios do Governo Federal e Secretarias Estaduais e Municipais além de instituições como Ancine, Apex, RioFilme, Spcine, Firjan, Fiesp e outras.
O Rio2C é hoje a maior plataforma de conhecimento, network, impulsionamento de negócios, mapeamento e formação de novos talentos da indústria criativa. Acreditamos que a criatividade se origina no diverso, conta com uma rede de parcerias institucionais com associações, ONGs, federações e redes de ensino para democratizar conhecimento e gerar oportunidades. O evento distribuiu 2.947 ingressos para mais de 40 projetos sociais e instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro, como Cufa, Afroreggae, Redes da Maré, CEFET, Naves do Conhecimento, UniRio, UFRJ e UERJ, para citar alguns, e contou com a parceria de mais de 100 entidades.
Diversas delegações internacionais participam do evento, incluindo as Câmaras de Comércio dos EUA e do Canadá; os consulados da França, Suiça, Portugal, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Chile, Argentina, Colômbia, China, Canadá, EUA; o Instituto de Promoción de Inversiones y Exportaciones (Uruguai); a Producers Alliance for Cinema and Television (Reino Unido); o Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal; o Audiovisual Producers (Finlândia); a Agência Argentina de Inversiones y Comercio Internacional e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
O evento reuniu nomes com importantes atuações na Indústria Criativa como Charlie Brooker e Annabel Jones (Black Mirror), Brett King (Futurista), Angélique Kidjo (artista e ativista), Lyor Cohen (YouTube), Hugh Forrest (SXSW), John Plunkett (Wired), Bruce Miller (The Handmaid’s Tale), Jantje Friese e Baran bo Odar (Dark), Dan B. Weiss (Game of Thrones), Chance Glasco (Call of Dutty), David Shore (House), Melissa Rosenberg (Jessica Jones e Dexter), David Chase (Família Soprano), Gideon Raff (Hatufim/Homeland), Jack Bender (Lost), Jonathan Mildenhall (Coca-Cola Company), Mark Gatiss (Sherlock e Doctor Who), Ted Sarandos (Netflix), Bobo Bakish (Paramount), Amy Gravitt (HBO), Marie Jacobson (Sony Pictures); e os brasileiros Mariano Gomide (VTex), Paulo Marinho (Grupo Globo), Paulo Curio (Ifood), Roberto Medina (RockinRio), Alok, Celia Xakriabá, Eduardo Tracanella (Itaú), Daniela Cachich (Ambev), Ariel grunkraut (Burguer King), Mafê Albuquerque (Havaianas), Sérgio Gordilho (África), Emicida, Maisa, Luciano Huck, Ludmilla, Fernando Meirelles, Gilberto Gil, Seu Jorge, Dilsinho, Ivete Sangalo, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, José Padilha, Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Cauã Raymond, do universo digital como os streamers PlayHard, Gordox e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla, dos esportes nomes como Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer, Minotauro e Minotouro e Bob Burnquist, do jornalismo como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi, Poliana Abritta, Ratinho, Sergio Portiolli e da moda, design, arquitetura e artes como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum.
Entre as mais de 50 marcas que participam do evento estão Petrobras, Banco do Brasil, Enel, Heineken, Grupo Globo, Cedae, Samsung, Netflix, Amazon, Warner/Discovery, Paramount, Quanta, Deezer, Artplan, TikTok, e outras.
Criador e fundador do Rio2C, responsável por negociar e integrar o RioContentMarket ao evento, além de ampliar os seus pilares, Rafael Lazarini é um executivo e empreendedor que atua há anos no segmento de criatividade e inovação. Com uma longa trajetória no mercado de mídia e entretenimento e vasta experiência internacional, ao longo de seus 25 anos de mercado acumulou realizações como a estruturação da afiliada da IMG no Brasil, a joint venture do Cirque Du Soleil na América Do Sul, a estruturação e aquisição de participação na holding controladora do Rock In Rio e, mais recentemente, a entrada da Live Nation Entertainment no mercado sul-americano. Como empreendedor, além de tornar realidade o Rio2C, tem investimentos em diversos projetos nas áreas de conteúdo e mídia e projetos que são spin-offs do maior encontro de criatividade da América Latina.