Desde às 4h45 desta quinta-feira (1°), a Polícia Civil do estado de São Paulo, em ação conjunta ao BAEP, Polícia Militar e Polícia Civil de Alagoas, cumpre, em 12 bairros de Ribeirão Preto, Franca e Araraquara, 27 mandados de busca domiciliar e seis mandados de prisão temporária.
A operação, de acordo com relatório das autoridades competentes, envolve mais de 160 Policiais. A ação ainda conta com 56 viaturas, helicóptero Águia e o Canil do 11º BAEP. De acordo com o delegado Kleber Granja, a ação ocorre por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Além das viaturas e helicóptero, a Polícia Civil também faz o uso de drone para realizar imagens da saída do comboio, bem como imagens do briefing.
O trabalho policial é decorrente de uma criteriosa e complexa investigação de três anos, coordenada pela Polícia Civil do Estado de Alagoas, por meio do DRACO (Departamento de Repressão ao Crime Organizado).
Cada alvo de busca terá o emprego de uma Equipe da PCESP para coordenação das buscas, formatação de cadeia de custódia e identificação dos alvos.
Na sede da DEIC DEINTER-3, foi preparada uma Central de Coordenação de Inteligência para pesquisas decorrentes das buscas. Os alvos localizados, com ou sem mandado de prisão, deverão ser conduzidos para formalização de interrogatório.
Todos os atos de Polícia Judiciária deverão ser realizados junto à sede da DEIC DEINTER-3.
Cada local de busca domiciliar deverá corresponder a um registro de Boletim de Ocorrência para composição do banco de dados das Polícias Civil e Militar, bem como para otimizar a prestação de relatório final da Operação à Polícia Civil de Alagoas.
Todas as informações contidas nas pastas-alvo deverão ser digitalizadas e alocadas no sistema SPJ, junto ao Boletim de Ocorrência respectivo. Destaca-se, no entanto, que eventuais flagrantes terão prioridade no registro.
Equipe da Inteligência da DEIC DEINTER-3 prestará auxílio nos registros de ocorrência e no acesso das equipes aos respectivos cartórios de registro.
Resultados
Ao todo, 11 pessoas foram conduzidas, sendo dois em flagrante com arma de fogo. 3 armas foram localizadas na ação. Seis veículos foram apreendidos, com valor de mercado aproximado total de R$ 343.230,00.
A operação está em andamento, e o texto será atualizado conforme a divulgação de novas informações sobre o caso.