Exposto ao frio, à dor, à fome e à sede, autoridades da Polícia Militar encontraram, neste sábado (3), um cão amarrado em arame farpado e corrente em terreno de reciclagem, localizado em Matão.
Os denunciantes descrevem que conseguiam escutar os uivos do cão a uma distância considerável, indicando o sofrimento do animal, que estava aprisionado por correntes e arame farpado.
Os agentes foram ao endereço denunciado pelas testemunhas, no qual se encontra um terreno utilizado para reciclagem.
Diversos moradores vizinhos haviam denunciado casos de maus-tratos contra um cachorro, que foi completamente imobilizado.
Com a chegada dos policiais e da unidade móvel do Canil, deu-se início ao processo de resgate, com a remoção completa das correntes que prendiam o pescoço, as pernas e o corpo do animal.
Todas as ações foram realizadas sob a supervisão de um veterinário, que confirmou os ferimentos, a desnutrição e a desidratação do cão. Além disso, o animal tremia de frio e foi prontamente envolto em uma manta após ser libertado das amarras.
No Canil Municipal, o cão recebeu alimentação, água, tratamento veterinário e abrigo.
Na segunda-feira (5), as autoridades devem iniciar o processo de transferência do animal do seu atual proprietário para outra pessoa, já havendo duas interessadas.
**Com informações de Matão Urgente