RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Feliz Aniversário, Marcelo Camelo!

por Lívia Nolla
Marcelo Camelo | Foto: Divulgação (Agência de Música)
Marcelo Camelo | Foto: Divulgação (Agência de Música)

Hoje é aniversário do cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista carioca Marcelo Camelo. O artista – que foi um dos fundadores, vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo Los Hermanos, integra a Banda do Mar e segue cantando e tocando em carreira solo – completa 46 anos neste 04 de fevereiro.

Para comemorar, nós preparamos um panorama de sua carreira, desde o início com os Los Hermanos, até os dias atuais.

Los Hermanos | Foto: Caroline Bittencourt - Divulgacão
Los Hermanos | Foto: Caroline Bittencourt – Divulgacão

Los Hermanos

Foi cursando jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, que Marcelo Camelo – que já tocava e compunha desde a juventude – iniciou os primeiros contatos com o palco, integrando algumas bandas, até iniciar a formação daquela que viria a se chamar Los Hermanos.

Em um primeiro momento, Marcelo Camelo (nos vocais e guitarra) e o baterista Rodrigo Barba formaram uma banda que contrapunha o peso do hardcore com a leveza de letras sobre o amor. Com a entrada dos músicos Bruno Medina (teclado), Rodrigo Amarante (guitarra, voz, percussão e flauta transversal) e Patrick Laplan (baixo), a banda gravou, em 1997, seus primeiros materiais.

Em 1999, os Los Hermanos lançaram o primeiro álbum da banda, homônimo. Das as 14 faixas do disco, 12 são composições de Camelo, entre elas, os sucessos Anna Júlia  que conquistou expressão mundial – e Primavera.

O segundo álbum – Bloco do Eu Sozinho – veio em 2001, já sem o baixista Patrick Laplan e com Camelo e Amarante se alternando também no baixo a partir daí. O disco foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa e conta com sucessos como: Todo Carnaval Tem Seu Fim, Casa Pré-Fabricada, Deixa Estar e Veja Bem Meu Bem (todas de Marcelo Camelo); A Flor, Retrato Pra Iaiá e Mais Uma Canção (de Rodrigo Amarante e Marcelo Camelo); e Sentimental (de Rodrigo Amarante).

Neste álbum, a banda acrescentou levadas de samba, bossa nova e outros ritmos latinos.

Em 2003, foi a vez do álbum de muito sucesso Ventura, que trouxe clássicos da banda como: Samba a Dois, O Vencedor, Cara Estranho, Além do Que Se Vê, Conversa de Botas Batidas e De Onde Vem a Calma (todas de Marcelo Camelo); Último Romance, O Velho e o Moço e Deixa o Verão (todas de Rodrigo Amarante).

Ventura também foi indicado na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro do Grammy Latino. Neste mesmo ano, a cantora Maria Rita gravou – com sucesso – três composições de Marcelo Camelo em seu álbum de estreia: Santa Chuva, Cara Valente e Veja Bem Meu Bem.

O último álbum dos Los Hermanos – chamado 4 (talvez por conta dos quatro integrantes, talvez por ser o quarto álbum da banda) – foi lançado em 2005, e também indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo.

Desse último disco, destacam-se os sucessos: Morena e Pois É (de Camelo) e O Vento e Condicional (de Amarante).

Os discos Bloco do Eu Sozinho e Ventura figuram na lista elaborada pela revista Rolling Stone em 2007, dos 100 maiores discos da música brasileira, nas posições 42 e 68.

Em abril de 2007, a banda anunciou um recesso por tempo indeterminado nos trabalhos, alegando o acúmulo de muitos projetos pessoais ao longo de seus dez anos de carreira. Desde então, os integrantes tocam os seus projetos solo e outros projetos, mas já se encontraram algumas vezes para turnês especiais com a banda, para a alegria dos fãs!

Banda do Mar - Marcelo Camelo, Fred Ferreira e Mallu Magalhães
Banda do Mar – Marcelo Camelo, Fred Ferreira e Mallu Magalhães | Foto: Agência de Música (Divulgação)

Carreira solo e Banda do Mar

Em 2008, depois de anunciado o hiato da banda Los Hermanos, Marcelo Camelo focou em sua carreira solo e lançou seu primeiro álbum, intitulado Sou. O disco traz 14 faixas compostas por Camelo, sendo duas executadas exclusivamente pela pianista Clara Sverner, uma das convidadas especiais do disco.

Além dela, participam do álbum Dominguinhos, a banda paulistana Hurtmold, e a cantora, compositora, produtora musical e instrumentista Mallu Magalhães – esposa de Camelo e mãe de sua filha, Luísa  que divide com ele os vocais do sucesso Janta.

Em 2010, o artista lançou o álbum MTV Ao Vivo Marcelo Camelo e, no ano seguinte, foi a vez do seu segundo álbum de estúdio, Toque Dela, que trouxe sucessos como Vermelho, Pra Te Acalmar e Meu Amor é Teu.

Em 2013 Marcelo lançou outro álbum ao vivo, gravado no Theatro São Pedro e, a partir de 2014, passou a integrar a Banda do Mar, formada em Portugal, ao lado do baterista português Fred Ferreira e de Mallu Magalhães. A banda lançou um disco homônimo em 2014, que trouxe os sucessos Dia Clarear (composição de Camelo) e Mais Ninguém (de Mallu).

O mais recente álbum solo de Marcelo Camelo foi lançado pelo artista em 2018: Sinfonia Nº1, Primitiva.

Camelo também é produtor musical e produziu – entre outros – dois álbuns de Mallu Magalhães: Pitanga (2011) e Vem (2017).

Maria Rita gravou com sucesso outras composições de Camelo, como Casa Pré-Fabricada e Despedida (em 2005), A Outra (2011) e Pra Maria (composta especialmente para ela, em 2018).

Casa Pré-Fabricada também foi gravada por Roberta Sá, no seu álbum Braseiro, de 2004.

Outras duas divas da nossa música gravaram composições de Marcelo Camelo: Gal Costa gravou Espelho D’Água (parceria de Marcelo com Thiago Camelo), em 2015, e Por Um Fio, em 2017.

Marisa Monte, gravou três composições de Camelo no seu mais recente álbum, Portas: Espaçonaves, Sal e Você Não Liga (essas duas últimas são uma parceria de Marisa e Marcelo).

Feliz Aniversário, Marcelo Camelo!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS