Para que a festa de Carnaval em Guarujá seja comemorada com alegria e segurança, a Prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar, preparou um esquema especial para os próximos dias. Durante a Operação Carnaval, serão, em média, 230 agentes trabalhando por dia (equipes diurnas e noturnas), entre integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de fiscalização, Defesa Civil e Policiais Militares ordinários e em atividade delegada (quando, em dias de folga, os agentes atuam com a hora paga pelo Município).
A Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) também fará reforço com agentes de manutenção semáforica e sinalização, além de estagiários do curso de formação da GCM, para o ordenamento dos principais pontos da Cidade.
Os patrulhamentos serão realizados por meio de viaturas, motos, bicicletas, quadriciclos, Força-Tarefa, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Maria da Penha (que atua na fiscalização e prevenção a todas as formas de violência doméstica contra a mulher), Trânsito e Transporte Público, e semafórica e sinalização.
Entre as operações que ganharão destaque, estão entrada e saída da Cidade, fila da balsa, lazer náutico, Maria da Penha, atendimento via Central 153 (para queixas e denúncias), monitoramento das áreas de risco geológico, fiscalização da entrada de ônibus de turismo, acompanhamento de bandas e blocos carnavalescos e rondas preventivas em próprios públicos com ênfase nos postos de saúde.
A titular da Sedecon, Valéria Amorim, pontua que será reforçado o esquema especial que já obtém resultados desde o início da temporada. “Estamos com as equipes atentas aos principais eventos e necessidades da Cidade. A atenção e os cuidados serão redobrados principalmente por conta do número de turistas que Guarujá receberá. Nosso principal objetivo é que as pessoas possam aproveitar esse momento de festividade em família, com alegria e segurança, para retornar à nossa Cidade”, diz a secretária.