Prefeitura de Penápolis retomará distribuição de sacos plásticos para reciclagem

A Prefeitura de Penápolis (SP) está programando retomar nos próximos dias a distribuição de sacos plásticos para a população realizar a separação de materiais recicláveis. Embora a Lei municipal de 2001 autorize o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) a adquirir esses sacos, desde o início do ano os moradores têm relatado a falta do fornecimento.

Conforme explicou a administração municipal, a interrupção do fornecimento ocorreu devido à necessidade de realização de uma licitação anual. A licitação para a aquisição dos sacos neste ano ocorreu nesta quarta-feira (7), e se tudo ocorrer conforme o previsto, a expectativa é de que os sacos sejam entregues dentro de até dez dias, possibilitando que a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) volte a distribuí-los gratuitamente para a população.

Essa não é a primeira vez que ocorre a suspensão temporária da distribuição de sacos plásticos em Penápolis. Em janeiro de 2019, houve um problema semelhante com a licitação, resultando na interrupção do fornecimento. Naquela ocasião, foi realizada uma aquisição emergencial para normalizar a distribuição.

A Corpe é responsável pela coleta do material reciclável em toda a área urbana do município. Os materiais separados pela população e depositados nos sacos são levados ao barracão da cooperativa, onde passam por triagem, prensagem, e são separados em fardos para posterior comercialização, gerando renda para os cooperados.

Em 2014, os sacos vermelhos utilizados para a separação dos materiais recicláveis foram substituídos por sacos verdes, visando reduzir os custos de aquisição, já que cerca de 90 mil sacos eram distribuídos gratuitamente por mês, representando uma economia aos cofres públicos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS