Verdade seja dita, a academia do Oscar nunca deu muita bola ou a devida atenção aos filmes de super-heróis. Há, sim, algumas exceções. Como, por exemplo, o Coringa do Joaquin Phoenix e o primeiro filme Pantera Negra que chegou a ser indicado ao cobiçado prêmio de melhor filme (perdeu para Green Book, mas levou Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Trilha Sonora).
Mesmo sem expectativas, fiquei de olho na Cerimônia do Oscar 2023 para ver se o filme de Wakanda levaria as estátuas que estava concorrendo. Ruth E. Carter faturou o melhor figurino para o filme.
O filme mereceria ainda outra estátua para a Angela Bassett que entregou uma atuação muito forte da mãe que teve duras perdas, na indicação para Melhor Atriz Coadjuvante, mas perdeu para a Jamie Lee Curtis (Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo).
Uma decisão difícil e eu acho que a Academia optou homenagear Lee Curtis mais pelo seu legado do que propriamente pelo filme em que ela vai super bem, indiscutivelmente, mas não acho que entrega nesse caso tanto quanto a Bassett em Pantera.
E Avatar 2, que foi muito melhor de bilheteria do que o esperado, levou a de “Melhores Efeitos Especiais”.
Grande vencedor do Oscar 2023
A loucura do multiverso dos Daniéis (Daniel Kwan e Daniel Sheinert) levou a melhor numa noite inexpressiva de uma Academia que ainda claramente não superou o evento do tapa de Will Smith, retomando a cada momento uma “piadoca” sobre o tema, para risos amarelos da plateia.
“Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” conta uma história de uma família chinesa com diversos conflitos e uma mãe que lida com as frustrações pessoais e familiares e descobre que existem diversas linhas do tempo em que ela fez outras escolhas e teve outros destinos.
O filme usa interessantes recursos estéticos e de montagem numa história que aborda o niilismo de uma forma muito peculiar, valorizando a metade cheia do copo.
O filme levou 7 prêmios: melhor filme, direção e roteiro original (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), atriz (Michelle Yeoh), montagem, e ator e atriz coadjuvantes (Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis).
——————————————————————————————————————
*O artigo não representa a opinião da emissora; a responsabilidade é do autor do texto
Acompanhe o Seu Amigo Geek também nas redes sociais.
*Edição: Nayara Francesco