Durante partida válida pela oitava rodada Campeonato Paulista, na noite desta quarta-feira (14), uma família corinthiana foi hostilizada por torcedores do Botafogo-SP na cadeira cativa da Arena Nicnet, em Ribeirão Preto.
De acordo com testemunhas, a confusão ocorreu logo no início da partida, após o primeiro gol do time de Itaquera. Crianças acompanhavam a família corinthiana no momento da discussão.
Em decorrência da manifestação da torcida local contra os familiares visitantes, autoridades da Polícia Militar logo compareceram ao setor, retirando os torcedores do Timão. Não houve violência física.
Com a chegada dos policiais, os agentes foram notificados sobre o ocorrido pela torcida local. A família corinthiana foi retirada do local por PMs e seguranças do próprio clube. Ninguém ficou ferido.
Na bilheteria oficial do jogo, a organização destaca que camisa de adversário não é permitida no setor de cada torcida específica.
“Torcedores não podem entrar com camisas de outros times. Camiseta do Corinthians só entra no seu setor, a mesma coisa com a do Botafogo”, destaca.
Botafogo F.C.
O Botafogo F.C. emitiu nota sobre o assunto. Leia na íntegra:
O Botafogo Futebol Clube repudia qualquer ato de violência e lamenta profundamente os fatos ocorridos nesta quarta-feira (14), no setor de cadeiras cativas do Estádio Santa Cruz, que é destinado exclusivamente a torcedores do Botafogo.
Se faz necessário informar que o torcedor envolvido neste episódio adquiriu o plano Torcedor Cativo, que dá acesso aos jogos do Botafogo no setor, na manhã da partida, quando assinou o termo de uso do espaço.
Ele também foi orientado que o setor era exclusivo para a torcida botafoguense, o que consta na notícia oficial sobre ingressos para o jogo e no mapa de acesso divulgado nas redes sociais.
Não há setor misto no Estádio Santa Cruz.
Infelizmente, as informações e orientações foram ignoradas pelo torcedor em questão, colocando em risco seus familiares e todas as pessoas próximas do local onde ocorreu o triste episódio.
O Botafogo Futebol Clube continua apurando os fatos, para que medidas internas possam ser executadas.
Diretoria Executiva do Botafogo Futebol Clube
Polícia
A Polícia Civil, por intermédio do DEINTER-3 e DEIC – Divisão Especializada de Investigações Criminais, emitiu a seguinte nota, na íntegra:
Na noite de ontem, no período noturno, por ocasião da partida de futebol realizada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto/SP, pelo Campeonato Paulista de Futebol de 2024, série A1, entre Botafogo Futebol Clube e Sport Clube Corinthians Paulista, um grupo de torcedores locais, teriam provocado tumulto e incitado a violência contra uma família de torcedores que assistiam ao jogo no estádio.
O fato gerou indignação e grande repercussão social e midiática, uma vez que uma das vítimas dessa família, alvo da fúria de torcedores, foi uma jovem adolescente.
Essa família foi assim constrangida a retirar-se de seus assentos, para tanto, precisando de escolta policial, ante as inúmeras ofensas e ameaças que receberam.
Tais fatos chegaram ao conhecimento da Polícia Civil de Ribeirão Preto por meio da interlocução da Promotoria de Justiça em Ribeirão Preto, por meio da qual foram encaminhadas as imagens obtidas de redes sociais sobre os fatos em apuração.
A Polícia Civil em Ribeirão Preto, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais – DEIC, está apurando os fatos por meio de Inquérito Policial com a finalidade de apurar a prática em tese dos crimes de ameaça, injúria, constrangimento ilegal.
Também está sendo apurada a prática de tumulto e incitação à violência em eventos esportivos, crime previsto no artigo 41-B do Estatuto do Torcedor.
A primeira etapa da investigação está sendo a de identificar pelas imagens quem são os membros da família vitimizada.
Investigação em meio eletrônico com uso de plataformas digitais são recursos que já estão sendo utilizados para identificar o grupo de torcedores responsáveis pelas ofensas, ameaças e tumulto.
A investigação vai apurar se os investigados integram grupo vinculado a alguma Torcida Organizada.
A Gestão Administrativa do Botafogo Futebol Clube está sendo notificada a compor força tarefa para identificação dos autores, bem como para criar estratégias de prevenção qualificada para evitar futuras ações dessa natureza.
O jogo
Debaixo de muita chuva, as duas equipes se uniram numa bela homenagem ao ex-jogador Sócrates, que vestiu a camisa dos dois times e que, se vivo estivesse, faria 70 anos neste mês de fevereiro.
O placar final, no entanto, só foi festivo para a equipe do Corinthians, que goleou o Botafogo por 4 a 1, conseguindo a sua segunda vitória seguida, enquanto o Pantera colecionou a terceira derrota consecutiva, ficando com a crise em suas mãos.
Amargando a lanterna do Grupo D, o Botafogo manteve-se com oito pontos ganhos e vê, na classificação geral, as equipes que estão abaixo de si chegando e colocando em cheque a tranquilidade na manutenção da equipe na elite do campeonato paulista.
O Botafogo levou 9 gols em três jogos e fez apenas um.
** Matéria atualizada às 18h30min, para acrescentar a nota da Polícia Civil