A RP Mobi, entidade executiva do trânsito de Ribeirão Preto, anunciou nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, a quantidade de credenciais emitidas pelo aplicativo de celular Carteira Digital de Trânsito (CDT) para pessoas com mais de 60 anos estacionarem em vaga preferencial. Ao todo, no acumulado de dezembro de 2023 à primeira quinzena de fevereiro deste ano, no município houve 2.565 documentos expedidos.
Em Ribeirão Preto, a emissão de credenciais de modo online passou a ser possível desde o segundo semestre do ano passado, quando a RP Mobi aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Antes, a emissão só estava disponível presencialmente nos postos de atendimento da cidade.
Conforme a Senatran, a obtenção da credencial por meio da CDT busca reduzir a burocracia relacionada aos serviços de trânsito no país, de modo a melhor atender a população.
A credencial de estacionamento é um documento obrigatório para uso de vagas especiais, destinadas tanto a condutores maiores de 60 anos quanto a pessoas com deficiência física. Tais vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.
Ao estacionar em vagas reservadas, os beneficiários devem obrigatoriamente colocar a credencial no painel do veículo ou em local visível para efeito de fiscalização. A não apresentação da credencial caracteriza infração, prevista pelo artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, e pode acarretar multa média.
Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com essa atualização, a CDT não apenas simplifica o processo de obtenção da credencial de estacionamento, mas também elimina a necessidade de idas aos órgãos de trânsito, economizando tempo e esforço para nossos cidadãos mais experientes.
Veja o passo a passo para emitir a credencial
O interessado em emitir a credencial online deve usar o aplicativo CDT no item “Condutor”, na tela inicial. Dentro desta sessão, vai aparecer a opção “Credencial de Estacionamento”. Em seguida, vai aparecer uma tela explicando o que é a credencial e o botão para emiti-la. Neste momento, há o lembrete de que é preciso ter a conta nível Prata ou Ouro no Gov.Br (identificação segura do governo federal que comprova em meios digitais quem está usando o sistema ou serviço).
Na sequência, deve selecionar a opção “Baixar Credencial”. Na próxima tela, o app exibe os termos e condições de uso da credencial, que o interessado deve ler e, concordando, confirmar que está de acordo, para depois acionar o botão “baixar credencial de idoso”. Dessa forma, aparecerá a credencial com todas as informações que a compõe e o QR Code. O cidadão poderá compartilhar o documento (ou salvar no seu dispositivo) para a devida impressão e já pode manter a credencial no local recomendado do seu veículo.