Os Policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Jundiaí foram acionados por um funcionário da empresa vítima do furto.
Chegando no local, em diligências preliminares, constataram que um veículo que já estava sendo investigado, pois havia diversas passagens dele nesse município em datas passadas, teria participado desse furto.
Eles conseguiram chegar até os suspeitos e recuperar o material furtado através de consultas nos sistemas de monitoramento, o que levou os policiais até a cidade de Santana de Parnaíba, onde conseguiram encontraram o veículo repleto de cabos de cobre na caçamba, sendo descarregado na garagem de um dos autores.
Nesse momento, avistaram 3 indivíduos, os quais tentaram se evadir, sendo que apenas um conseguiu fugir. Após entrevistas com os dois indiciados foi constatado que cada um possuía uma função na associação criminosa.
Foram lavrados auto de prisão em flagrante e pedido a conversão dele em preventiva. Foi apreendido 500 quilos de cabo telefônico, os quais foram entregues para o representante da empresa vítima e 2 veículos utilizados na prática delituosa.