A Prefeitura de Taubaté declarou situação de emergência devido a epidemia de dengue que a cidade enfrenta. O anúncio foi realizado no fim da tarde de terça-feira (20).
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com a Prefeitura, a medida foi necessária devido ao número elevado de notificações dos serviços de saúde, públicos e privados, para quadros clínicos de dengue informados à Vigilância Epidemiológica Municipal.
A partir de agora, a administração municipal está autorizada a adotar medidas necessárias para combater à epidemia, como a aquisição de insumos e materiais, contratação de serviços necessários para o controle da doença e outras atividades emergenciais.
Hospital de Campanha
O Pronto Socorro municipal passa a atuar como Hospital de Campanha, e atenderá casos suspeitos e positivos dos vírus da dengue, chikunguya e zika para maiores de 12 anos de idade.
Os casos não sintomáticos de dengue serão encaminhados para as UPAs San Marino, Santa Helena e Cecap.
Para crianças até 11 anos, as unidades disponíveis são as UPAs Cecap, San Marino e Santa Helena e Pronto-Socorro Infantil do Hospital Municipal Universitário de Taubaté.
Casos de Dengue
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela administração, a cidade conta com 1.733 casos confirmados com a doença, dois óbitos confirmados e outros dois em investigação e 36 pessoas internadas.