O que é a hidronefrose, problema que fez Gerson ficar afastado do Flamengo?

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Em meio aos testes do técnico Tite, o retorno de Gerson ao time do Flamengo ainda é uma incógnita. O camisa 20, recentemente, apresentou um quadro de hidronefrose com infecção renal.

Mas o que é isso e qual é a gravidade? A reportagem conversou com Miguel Graciano, nefrologista da Casa de Saúde São José, e traz algumas respostas.

O PROBLEMA

PERGUNTA – O que é hidronefrose?

MIGUEL GRACIANO – “Hidronefrose é um entupimento de algum ponto das vias urinárias. A urina sai do rim e vai para o sistema coletor ou para a comunicação entre cada um dos rins e a bexiga. Da bexiga a urina é excretada através da uretra. Qualquer entupimento nesse trajeto pode causar com que a urina fique represada, fazendo com que inche o canal. Essa inchação, na verdade, é urina represada e chamamos de hidronefrose”.

P – Quais são as causas?

MG – “As causas são múltiplas, e elas vão depender de que altura está a hidronefrose: doenças de má formação e de nascimento, tumores, pedra e até pedaço de rim (em algumas doenças, pode cair dentro do ureter e entupir, fazer um trauma)”

P – Hidronefrose é uma condição crônica ou passageira?

MG – “Depende do caso”.

P – Quais são os tratamentos? Depende da causa?

MG – “Sim, depende da causa. Se for uma pedra, tirar a pedra. Se for um tumor, operar o tumor ou fazer o tratamento adequado. Se for uma má formação congênita, fazer uma cirurgia de correção, e assim por diante. Mas, nesses procedimentos, entra outra coisa na equação, que é a reversibilidade do represamento do rim”.

O QUE ACONTECEU

O volante rubro-negro vai passar por novos exames. Ele recebeu alta no último dia 20, e, no começo da próxima semana, deve ser reavaliado para saber se haverá necessidade de cirurgia.

O jogador está bem, segundo pessoas próximas. Ele treinou com o elenco no sábado e acusou as dores abdominais no domingo, quando deu entrada em um hospital na Barra da Tijuca.

O técnico Tite mandou um recado para Gerson e quer “dor de cabeça”. “Quero mandar um abraço para o Gerson, que a gente está aguardando de braços abertos. As coisas vão se encaminhar bem. Queremos estar com todos eles em condições, e que a dor de cabeça seja do técnico”, disse Tite.

O camisa 8 pode perder as finais do Campeonato Carioca. Capitão do time, ele é uma das principais referências da equipe titular.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS