A 4ª edição do evento, gratuito e on-line, tem programação de três dias com especialistas e escritores que destacam os benefícios da leitura literária para o envelhecimento ativo e saudável. A jornada acontece em parceria do Observatório com o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto. Puntel fala, entre outras coisas, sobre seu novo livro “Cama de girassóis”
O Observatório do Livro realiza, a partir da próxima terça-feira (27), uma jornada on-line para discutir e intensificar a divulgação, entre a população mais velha, sobre os benefícios da leitura de livros para uma velhice mais saudável e repleta de sonhos possíveis. A cerimônia de abertura conta com a presença da secretária de Assistência Social do município, Glaucia Berenice, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gislene Mazzer Ribeiro.
A programação do evento de três dias (27, 28 e 29/2) é dividida em três atrações diárias, contando com dois painéis e o sarau, apresentadas por Galeno Amorim, presidente da instituição, e pela assistente social e educadora Luciana Paschoalin, que acaba de assumir a Direção de Operações do Observatório. A Jornada da Leitura 6.0 traz para esta 4ª edição nove lives e é transmitida pelo Canal do Galeno no YouTube de 16 às 18h.
O elenco de especialistas é composto por nomes como Karla Giacomin, geriatra e consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS); Egídio Dórea, geriatra e coordenador do programa USP 60+; e Sylvia Loeb, psicanalista e escritora, criadora da página “Minha idade não me define”. Entre os escritores e artistas além de Luiz Puntel, a programação conta com os jornalistas e escritores Luciana Salvaget e Luiz Carlos Ramos; a escritora indígena Márcia Kambeba; e a artista plástica Maria Helena Oliveira.
Para encerrar a programação de cada dia, o já tradicional Sarau, com a apresentação de Gerson Ramos, que é livreiro e violeiro; do Rapper Vini, que traz textos consagrados em nova linguagem; e a necessária poesia de protesto de Carlos de Assumpção. A 4ªJornada da Leitura 6.0, vale destacar, conta com a parceria do Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto, que, como o Observatório acredita que histórias e sonhos não envelhecem.
Galeno Amorim, idealizador do projeto Clube de Leitura 6.0, diz que mais do que o entretenimento cultural, os clubes de leitura para pessoas idosas e atividades como a jornada estimulam maior convívio social, cultura, lazer e informações para o bem-estar dos participantes. As vagas para participar da jornada continuam abertas e as inscrições podem ser feitas através
do link https://observatoriodolivro.org.br/jornada-leitura-60