Para viabilizar a continuidade das obras de revitalização, o Terminal Mercado I será fechado provisoriamente, a partir de segunda-feira, 26 de fevereiro. Segundo a Emdec, 7 linhas municipais, que atendiam dentro do terminal, terão embarque e desembarque no entorno, em pontos nas vias Álvares Machado e Bernardino de Campos. São elas: 251 (Parque Fazendinha), 252 (Parque São Jorge), 256 (Parque Fazendinha / semiexpressa), 257 (Parque São Jorge), 261 (Padre Anchieta I), 263 (Terminal Padre Anchieta) e 265 (Padre Anchieta).
Além disso, duas linhas que atualmente atendiam no ponto externo ao Terminal Mercado, na avenida Benjamin Constant, serão remanejadas – 254 (Parque Universal) e 255 (Parque Via Norte). E as oito linhas do Corujão migram o ponto inicial / final para o Terminal Central: 179 (Jardim São Domingos), 199 (Vida Nova), 289 (Itajaí IV), 299 (Nova Aparecida), 309 (Parque Cidade), 339 (Cidade Universitária), 399 (Joaquim Egídio) e 489 (Parque Jambeiro).
Serão mantidos o atendimento no guichê da Transurc e os acessos à lanchonete e sanitários. Os novos pontos de parada provisórios serão sinalizados com placas.
O fechamento do terminal é motivado pela etapa de pavimentação dos acessos, que demanda cura do concreto.
Confira como será o atendimento das linhas no entorno do Terminal Mercado:
- Rua Álvares Machado: Linhas 261, 263 e 265.
- Rua Bernardino de Campos: Linhas 251, 252, 254, 255, 256 e 257.
- Avenida Benjamin Constant (antigo ponto de táxi): Mantêm o atendimento: 260, 317, 348 e 371.
Juntas, as nove linhas que serão remanejadas transportaram, em janeiro de 2024, em média, 13,3 mil passageiros em dias úteis.
Para informar os usuários, faixas foram fixadas no terminal e folhetos informativos serão distribuídos. Por uma semana, agentes da mobilidade urbana estarão posicionados no terminal para orientar condutores e usuários sobre a realocação das linhas.
18 linhas já migraram atendimento
Em novembro, quando as obras no Terminal Mercado foram iniciadas, 18 linhas municipais migraram o atendimento para pontos na Benjamin Constant (anterior à Ernesto Khulmann e em frente ao Terminal Mercado I), na Jorge Miranda e para o Terminal Mercado III.
Obras Terminal Mercado
A revitalização do Terminal Mercado integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. As obras começam no dia 13 de novembro de 2023, com prazo de conclusão de 120 dias. Serão investidos R$ 1,4 milhão, por meio de contrapartida da empresa Construtora Patriani. A gestão da obra é da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
O espaço receberá duas entradas com bilheterias, ampliação e nova cobertura nas plataformas, novos banheiros para pessoa com deficiência e Espaço Família. Além disso, os banheiros existentes serão reformados, assim como a área operacional e todo o terminal receberá piso podotátil. Haverá reformas na parte elétrica, hidráulica, drenagem e esgoto, além de paisagismo e nova comunicação visual.