Conheça a tradição do “nhoque da fortuna”

Ettore Melato
Ettore Melato
Jornalista na Thathi Record TV, formado pela PUC-Campinas

A tradição do “nhoque da fortuna” é comemorada todo dia 29 dos meses do ano. Segundo a lenda, quem comer em pé, as 7 primeiras unidades de nhoque no dia 29 de cada mês com um valor debaixo do prato, terá sorte na fortuna até o próximo mês.

É claro que, como todas as tradições, sempre há variações dependendo de quem conta. Há quem diga que o valor deve ser mantido debaixo do prato até o próximo dia 29, por exemplo.

O prato, originário do Oriente Médio, foi levado para a Itália pelos romanos que exploravam a área. Depois do prato ser levado para a Sardenha, conhecida como a casa do nhoque, o prato foi trazido ao Brasil no período de imigração italiana no país.

Como fazer um nhoque caseiro:

Primeiro, descasque batatas (de preferência a Asterix, ja que é um pouco mais seca), e leve-as ao fogo para cozinhar. Depois que elas ficarem no ponto, é hora de amassá-las com um amassador de batatas até ela ficar pastosa.

Depois disso, coloque-as em uma tigela com uma gema, manteria, sal a gosto e farinha. Após misturar os ingredientes até criar consistência, coloque a massa em um local enfarinhado, enrole e corte-a no formato do nhoque.

Coloque as “bolinhas” numa panela com água fervendo, e espere que elas subam. Retire elas com uma espumadeira, adicione o molho de sua preferência e aproveite!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS