Estado de SP decreta estado de emergência para dengue

dengue vale do paraíba
(Foto: Imagem Ilustrativa)

Nesta terça-feira (5), o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, decretou estado de emergência em saúde pública para a dengue, após o Estado atingir 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes na segunda-feira (4).

Leia mais notícias da região aqui

O decreto permitirá que Estado e municípios implementem ações com maior agilidade e, também, possa receber recursos adicionais do governo federal. Cada município, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.

Segundo portaria do governo federal, os incrementos financeiros para emergências deverão ser enviados ao Estado, a partir de agora, para investimento em vigilância em saúde, atenção primária e atenção especializada.

Para priorizar a transferência de pacientes na rede estadual, que necessitem de leitos de alta complexidade, a Secretaria de Estado atualizou a orientação para a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), para que todos os pacientes suspeitos para dengue tenham prioridade.

Dados atualizados até 4 de março mostram que 131 municípios do Estado registraram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Ao todo, 22 municípios paulistas decretaram emergência.

Vale do Paraíba

De acordo com o Painel de Monitoramento, o Vale do Paraíba e Litoral Norte contabilizam 22.546 casos de dengue até esta segunda-feira (4). Cinco mortes foram confirmadas pela doença neste ano.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS