O equipamento que seria usado para tirar a lama do fundo do Rio Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, foi vandalizado na madrugada desta quarta-feira (6). As partes eletrônicas e hidráulicas da draga foram queimadas.
A empresa responsável pelo serviço está fazendo levantamento do prejuízo sobre o equipamento que chegou à cidade na última sexta-feira (1°), e deve registrar boletim de ocorrência ainda hoje. A Prefeitura está levantando imagens de câmeras de monitoramento da região para dar andamento às investigações.
O Rio foi um dos mais afetados pela tragédia que deixou 64 pessoas mortas no Litoral Norte em fevereiro de 2023. Parte da lama dos desabamentos foi levada para o leito, que antes tinha cerca de um metro de profundidade e passou a ter cerca de 30 centímetros, o que prejudica o escoamento da água do bairro em dias de chuvas fortes, aumentando o risco de alagamentos na região.
Obras de desassoreamento
O desassoreamento, segundo a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM),é uma ação complementar aos serviços de contenção e drenagem em andamento no bairro. No momento está sendo feito um sistema de drenagem com nova travessia sob a rodovia Dr. Manoel Hyppólito do Rego (SP-55) e lançamento das águas pluviais no Rio Sahy.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes